O potencial do hidrogênio verde feito a partir do etanol e da água no Brasil

hidrogênio verde
Getty Images/Andriy Onufriyenko

Menina dos olhos do setor energético global, o hidrogênio tem sido alvo de diversos projetos ao redor do mundo com o objetivo de se avançar na produção limpa desse “combustível do futuro”. O caminho para isso não é simples, já que o “grau de limpeza” do hidrogênio depende da fonte de energia utilizada no processo de eletrólise (separação entre oxigênio e hidrogênio) da água. Hoje, a maneira mais barata de se produzir hidrogênio envolve o uso de energia fóssil, o que desfaz qualquer benefício positivo direto sobre o clima.

No Estadão, Eduardo Geraque abordou o trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), que estão finalizando uma máquina produtora de hidrogênio verde no campus da Cidade Universitária. Desenvolvida no âmbito de uma cooperação com a FAPESP e a Shell, essa máquina produzirá combustível a ser utilizado nos ônibus que circulam dentro do campus, em um projeto-piloto. O equipamento fará a eletrólise a partir do etanol, integrando a cadeia dos biocombustíveis com a do hidrogênio – um ponto no qual o Brasil tem ampla vantagem competitiva em relação a outros países.

Outro exemplo destacado na reportagem é da EDP Brasil no Ceará, que prepara a inauguração de sua primeira planta-piloto de produção de hidrogênio atrelada a uma usina de energia solar na região de Fortaleza. Nos últimos anos, o estado despontou na corrida pelo hidrogênio verde no Brasil, com a assinatura de 17 memorandos para implementação de projetos do tipo para a próxima década.

Em tempo: A EPE, em parceria com a agência alemã GIZ, contratou o Climatempo para a construção da maior base de dados direcionada ao setor eólico e solar do Brasil, com o objetivo de sistematizar informações atualizadas sobre as diversas variáveis meteorológicas que impactam diretamente a geração por essas fontes renováveis no país. A plataforma também disponibilizará dados dos últimos 40 anos sobre velocidade e direção do vento em diferentes altitudes, radiação solar, entre outros.

 

ClimaInfo, 3 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.