Índia intensifica uso de carvão para evitar colapso elétrico em meio a calor recorde

Índia carvão
AP

Como uma cobra que come o próprio rabo, a Índia está apostando em mais combustíveis fósseis para lidar com uma onda de calor extrema possivelmente causada pelo… excesso de uso de combustíveis fósseis. A Bloomberg conta como o país pagou três vezes o valor normal para importar gás e assim compensar a escassez de carvão na região. Mesmo com a produção no limite, a indústria do carvão foi incapaz de responder à alta demanda por energia para alimentar aparelhos de ar-condicionado, mostra o Independent.

A Índia registrou o maio mais quente desde 1901, e em abril a temperatura média no norte e no centro do país foi a maior em 122 anos, de acordo com o Departamento de Meteorologia do país. No site The Conversation, dois cientistas afirmam que a situação pode se tornar ainda mais extrema, uma vez que as monções só chegam entre junho e julho, com ainda mais danos à saúde e à produção agrícola (vale lembrar que a Índia foi uma das nações que atrasaram o fim da era do carvão na COP26. Nem o mais empertigado ativista climático pensaria em um retorno tão imediato das consequências do ato.)

A aposta do governo indiano nos combustíveis fósseis também se reflete em sua posição como comprador do petróleo russo. Enquanto outros países fecham suas portas devido à invasão da Ucrânia por Putin, o governo indiano barganha um desconto para manter suas importações, indica a Bloomberg

Em tempo 1: A onda de calor na Índia é mais uma entre várias que se tornam paulatinamente mais frequentes devido às mudanças climáticas. No Carbon Brief, dois climatologistas descrevem como a tendência é observada em escala global, confirmando cenários anteriores para esse século. Os resultados da análise foram publicados na revista científica “Science Advances”.

Em tempo 2: Para não dizerem que não falamos de renováveis, a Alemanha e a Índia assinaram na 2ª feira (2/5) uma série de acordos bilaterais focados no desenvolvimento sustentável, por meio dos quais a Índia deve receber 10 bilhões de euros em ajuda até 2030 para o impulsionamento do uso de energia limpa. Os acordos vão da assistência técnica para o aumento do uso de energia renovável e do hidrogênio, até a redução das emissões de gases de efeito estufa, proteção da biodiversidade e melhoria do uso do solo.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.