Calor extremo explicita insegurança hídrica de comunidades mais pobres e vulneráveis na Índia

calor extremo Índia
REUTERS/Ritesh Shukla

O calor intenso que “cozinha” o sul da Ásia nas últimas semanas trouxe um peso adicional para milhares de mulheres de grupos tradicionais na Índia. Diariamente, elas carregam litros de água coletados em poços artesianos para consumo em suas casas, já que o fornecimento de água é precário.

Em muitos casos, essa jornada é longa, envolvendo trajetos de até alguns quilômetros debaixo do sol. Com o forte calor, essa jornada ganha ares de tortura medieval. A Reuters trouxe essa questão e destacou como a falta de acesso ao saneamento básico está intensificando a injustiça ambiental e climática na Índia durante a onda de calor.

Como Inside Climate News observou, a maior preocupação das autoridades e dos médicos na Índia é com os efeitos do calor na saúde pública. Em 2015, uma onda prolongada de calor causou a morte de mais de 2,5 mil pessoas na Índia e de 1,2 mil no Paquistão. As perspectivas futuras também preocupam: projeções da Berkeley Earth mostram que o subcontinente indiano caminha para um aquecimento médio de 3,5°C até o final do século, o que tornará episódios de calor extremo mais frequentes e potentes na região nas próximas décadas.

 

ClimaInfo, 9 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.