Big Oil vende poços velhos para empresas sem compromissos climáticos

Big Oil declínio
Pixabay

Uma análise da organização Environmental Defense Fund (EDF), nos Estados Unidos, revelou uma movimentação preocupante dentro da indústria fóssil. As gigantes do setor estão se desfazendo dos poços petrolíferos mais antigos, vendendo-os para empresas de menor porte. Por um lado, essa venda se encaixa dentro de uma estratégia maior do Big Oil para descarbonizar seus negócios. Por outro, essas companhias estão deixando esses ativos nas mãos de empresas com pouca ou nenhuma preocupação climática.

De acordo com o levantamento, nos últimos cinco anos, o número de transferências de ativos fósseis entre empresas com ações abertas no mercado financeiro (que contempla a maior parte das gigantes do setor) para empresas de capital fechado (e, em geral, de menor porte) foi 64% superior do que o registrado no caminho inverso. Dessas operações, cerca de 15% representaram uma transferência de ativo fóssil de uma empresa com compromissos climáticos para uma sem essa preocupação.

Esse movimento abre uma lacuna complicada nos esforços de descarbonização do setor energético: as grandes empresas podem dizer que estão se “limpando” dos ativos mais sujos, sem que eles sejam efetivamente eliminados, mas sim repassados para outras empresas. “Você pode transferir seus ativos para outra empresa e tirar as emissões de sua conta, mas isso não traz impacto positivo algum para o planeta se for feito sem salvaguardas”, observou Andrew Baxter, da EDF, ao NY Times.

Outro problema relacionado a essas vendas é a capacidade operacional das empresas menores de lidar com eventuais acidentes com impactos socioambientais, como derramamento de óleo no mar.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.