Como a mudança climática está afetando a duração do sono das pessoas

22 de maio de 2022
mudança climática sono
Rubber Ball/Alamy

O aumento da temperatura média global está prejudicando a duração e a qualidade do sono das pessoas em todo o mundo. Essa é a conclusão de um estudo recém-publicado por pesquisadores europeus, que destacou também como os problemas de sono estão se refletindo de diferentes maneiras entre ricos e pobres. De acordo com a análise, em média, as pessoas perderam 44 horas de sono por ano, com pelo menos 11 noites somando menos de sete horas de sono, a quantidade de horas médias considerada pelos médicos como a mais indicada para um descanso restaurador para o organismo.

A pesquisa analisou dados coletados por pulseiras de rastreamento de sono usadas por 47 mil pessoas em 68 países, somando mais de 7 milhões de noites. O recorte demográfico revela como esse impacto se desdobra de diferentes maneiras entre as pessoas. A perda de sono por grau de aquecimento é cerca de ¼ maior para as mulheres do que para os homens, duas vezes maior para aqueles com mais de 65 anos e três vezes maior para aqueles que vivem em países menos desenvolvidos.

Um sono de pior qualidade acarreta diversos impactos negativos. Além do descanso insuficiente, pode facilitar a ocorrência de problemas de saúde, como pressão alta, e diminuir a capacidade produtiva das sociedades mais afetadas, com perda de produtividade e renda. Isso se reflete com mais força entre os grupos sociais mais pobres, já que estes não têm condições de comprar equipamentos de ar-condicionado para aliviar o calor nas noites mais quentes.

O estudo, publicado na revista One Earth, teve destaque em veículos como Galileu, Guardian, Independent e Um Só Planeta.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar