Clima extremo: Oriente Médio sofre com fortes tempestades de areia

Clima Extremo Oriente Médio
Thaier al-Sudani/Reuters

Milhões de pessoas no Golfo Pérsico e no Oriente Médio seguem utilizando máscaras de rosto para sair às ruas e mesmo em casa – e isso não tem nada a ver com a COVID. Agora, o inimigo atmosférico é a poeira: desde o início de abril, países como Iraque e Síria sofrem com uma densa nuvem de areia que cobre os céus de suas principais cidades. O céu alaranjado é digno de filmes apocalípticos, mas o sofrimento não é invenção de Hollywood: pelo menos quatro pessoas morreram até agora por conta da poeira, e milhares foram internadas em hospitais e clínicas com dificuldades respiratórias. 

Como o Guardian assinalou, as tempestades de areia e poeira são um fenômeno atmosférico comum nessa região do globo, dominada por terrenos áridos e semiáridos propícios para sua formação. O problema é que elas vêm se tornando mais intensas e frequentes nos últimos tempos, bem como mais geograficamente abrangentes, cobrindo milhares de quilômetros quadrados ao mesmo tempo.

“As tempestades de areia e poeira participam de um ciclo vicioso: as mudanças climáticas provocam as tempestades, e as tempestades exacerbam os impactos das mudanças climáticas”, observou à Al-Jazeera Banafsheh Keynoush, pesquisador do Instituto Internacional Rasanah para Estudos sobre o Irã. Ele informa que, além dos problemas de saúde, essas tempestades prejudicam infraestruturas importantíssimas para a vida cotidiana nessa região, como os estoques de água natural. “A vida socioeconômica gira em torno dos padrões climáticos, de modo que os meios de subsistência estão severamente ameaçados”.

A CNN destacou o tamanho do prejuízo financeiro causado pelas tempestades de areia e poeira no Golfo Pérsico: cerca de US$ 13 bilhões por ano, de acordo com dados do Banco Mundial. O Iraque é um dos mais afetados pela intensificação do evento, com uma média acima de 270 dias por ano com registro de tempestade desse tipo em algum ponto do país. A Economist também assinalou o impacto econômico e lembrou que os modelos climáticos indicam que a região pode sofrer ainda mais com as tempestades de areia e poeira com o avanço da mudança do clima.

Haaretz e Washington Post também abordaram os danos humanos, materiais e financeiros causados pelas tempestades de areia e poeira nos países do Oriente Médio e do Golfo Pérsico.

 

ClimaInfo, 6 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.