Parlamento Europeu aprova fim das vendas de carros a combustão a partir de 2035

Parlamento Europeu fim carros combustão
AP Photo/Jean-Francois Badias

O Parlamento Europeu aprovou na última 4ª feira (8/6) uma revisão das normas de emissões de CO2 para carros novos de passeio e veículos comerciais de pequeno porte (vans). Pelas novas regras, a União Europeia quer proibir a venda de modelos novos a combustão em seus 27 países até 2035, com sua substituição por veículos elétricos. Para tanto, o bloco prevê medidas para impulsionar a produção de modelos elétricos por sua indústria automobilística, de forma a baratear o preço ao consumidor final, tornando-os mais acessíveis.

“Com esses [novos] padrões, estamos dando clareza para a indústria automobilística e podemos estimular a inovação e os investimentos para os fabricantes de automóveis”, defendeu o parlamentar Jan Huitema, relator da matéria. “Além disso, comprar e dirigir carros com emissão zero se tornará mais barato para os consumidores”. O Parlamento Europeu definiu também metas intermediárias de redução de emissões da frota automobilística para 2030, com redução esperada de 55% para carros de passeio e 50% para vans e veículos de transporte comercial leve.

As novas metas fazem parte do plano “Fit for 55 in 2030”, que pretende alinhar a UE aos objetivos climáticos do bloco sob o Acordo de Paris. Esse plano prevê uma redução de 55% das emissões de gases de efeito estufa da UE até o final desta década em relação aos níveis de 1990. Dentro deste pacote, os europarlamentares têm feito uma revisão abrangente das políticas climáticas do bloco; recentemente, a comissão de meio ambiente do Parlamento Europeu aprovou novas regras para o mercado de carbono do continente, ampliando sua abrangência econômica e criando novos mecanismos fiscais, como uma taxa atrelada à pegada de carbono de produtos importados.

Associated Press, Bloomberg, Deutsche Welle, Forbes, Guardian, Reuters, Valor e Wall Street Journal, entre outros, repercutiram a decisão do Parlamento Europeu.

 

ClimaInfo, 13 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.