Eventos climáticos extremos simultâneos nos EUA, América Central, China e Índia

19 de junho de 2022
Eventos climáticos extremos
Reprodução Twitter @ershadkhandu

Mais de 40 pessoas morreram devido às graves inundações que ocorrem na Índia e em Bangladesh e que desabrigaram milhões de pessoas.

Nos Estados Unidos, o Parque Nacional de Yellowstone foi atingido por enchentes que quebraram recordes e causaram bilhões de dólares em prejuízos. Há menos de três meses, a mesma região sofria uma forte e extensa seca e chegou a viver temperaturas da ordem de 40,5ºC e incêndios florestais.

Em El Salvador, na Guatemala e no sul do México, a tempestade tropical Celia deve trazer fortes chuvas e inundações. Isto deve ocorrer após um período de seca severa na região, que levou à escassez de alimentos e a incêndios devastadores.

Na China, uma rara convergência de chuvas, ondas de calor e um tornado levou a danos generalizados.

Eventos climáticos extremos como estes estão se tornando cada vez mais comuns, à medida que o clima da Terra continua a mudar. Como os leitores do ClimaInfo sabem há muito, os cientistas do clima atribuem estes eventos extremos à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento, e seguem alertando para a necessidade de medidas urgentes para mitigar os efeitos da mudança climática.

 

ClimaInfo, 20 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar