Eventos climáticos extremos simultâneos nos EUA, América Central, China e Índia

Eventos climáticos extremos
Reprodução Twitter @ershadkhandu

Mais de 40 pessoas morreram devido às graves inundações que ocorrem na Índia e em Bangladesh e que desabrigaram milhões de pessoas.

Nos Estados Unidos, o Parque Nacional de Yellowstone foi atingido por enchentes que quebraram recordes e causaram bilhões de dólares em prejuízos. Há menos de três meses, a mesma região sofria uma forte e extensa seca e chegou a viver temperaturas da ordem de 40,5ºC e incêndios florestais.

Em El Salvador, na Guatemala e no sul do México, a tempestade tropical Celia deve trazer fortes chuvas e inundações. Isto deve ocorrer após um período de seca severa na região, que levou à escassez de alimentos e a incêndios devastadores.

Na China, uma rara convergência de chuvas, ondas de calor e um tornado levou a danos generalizados.

Eventos climáticos extremos como estes estão se tornando cada vez mais comuns, à medida que o clima da Terra continua a mudar. Como os leitores do ClimaInfo sabem há muito, os cientistas do clima atribuem estes eventos extremos à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento, e seguem alertando para a necessidade de medidas urgentes para mitigar os efeitos da mudança climática.

 

ClimaInfo, 20 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.