O futuro está nas fontes renováveis de energia, não no gás

fontes renováveis
REN21

A insistência de certos governos em manter investimentos na geração elétrica a gás natural pode atrasar a transição energética para fontes renováveis de energia – o que, a essa altura, também pode implicar numa redução das chances da humanidade evitar os piores efeitos da mudança do clima. “Estamos em um momento crítico. Apesar disso, muitos governos continuam adotando medidas obsoletas para lidar com a situação, provocando assim riscos climáticos e econômico”, alertou Rana Adib, secretária-executiva da REN21, em entrevista ao Diálogo Chino.

Uma análise recente da REN21 mostrou que o consumo de energia fóssil no mundo aumentou no último ano em um ritmo superior ao crescimento das fontes renováveis. Em termos gerais, a geração por fontes como eólica e solar aumentou em 2021, mas apresentou indícios de estagnação pela primeira vez em muito tempo. A guerra na Ucrânia e a instabilidade no mercado global de combustíveis fósseis trouxeram novos desafios e pioraram desafios antigos, o que pode se refletir em uma diminuição no ritmo de adoção de fontes renováveis pelos países.

“O conflito [da Ucrânia] acelerou um problema estrutural já existente: a alta dependência de alguns atores-chave e suas decisões (…) O aprendizado que resulta do conflito é que temos que nos afastar dos combustíveis fósseis, não apenas por razões climáticas, mas também, por razões políticas e econômicas”, defendeu Adib. Ela também criticou medidas recentes de países latino-americanos em favor do gás natural, visto como um combustível “menos sujo” do que o carvão e o petróleo.

“As respostas para a transição energética em um país que possui gás natural não são as mesmas para um país que não o possui e gasta muito dinheiro importando-o. Para estes últimos, é muito clara a oportunidade de se construir um sistema energético diferente, que também seja mais acessível. Para um país com gás natural, se ele o utiliza para benefício econômico, isso deve ser aplicado na construção de uma infraestrutura de energia limpa”.

Em tempo: Por falar em energia renovável, o Brasil se movimenta para aproveitar seu potencial na geração solar e eólica. O Tempo destacou que, mesmo com os tropeços do poder público na regulamentação, a geração eólica offshore se coloca como a próxima frente de expansão do mercado de renováveis no Brasil, com investimentos estimados para além dos US$ 100 bilhões até 2030. Já O Globo abordou o interesse do setor energético na produção de hidrogênio verde no país. Por fim, o Valor observou que a animação do mercado contrasta com uma situação de sobrecontratação de energia nos últimos meses.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.