Vale consome sozinha 2% da energia elétrica no Brasil

Vale consumo energia
Observatório da Mineração

O dado impressiona: um levantamento feito pelo Observatório da Mineração mostrou que a Vale, maior mineradora do Brasil e top 5 global, consome cerca de 2% de toda a energia elétrica produzida no Brasil. Se fosse um estado, a empresa teria demanda equivalente à do Espírito Santo.

A pegada energética gigantesca da Vale está em linha com o tamanho do setor minero-siderúrgico no mercado de energia elétrica brasileiro, responsável pelo consumo de 11% de toda a eletricidade produzida no país.

Considerando o consumo energético como um todo, além da eletricidade, mais de 50% da energia demandada pela Vale provém de fontes não-renováveis de energia. O dado é importante também para o mercado, já que evidencia a vulnerabilidade da empresa a eventuais cobranças de mercados internacionais sobre o carbono atrelado à sua produção.

Outra informação importante levantada pela reportagem é que a empresa conta com subsídios, incentivos, isenções e regimes tributários especiais que barateiam a eletricidade que consome. Isso não é exatamente errado, mas o que complica é a falta de transparência sobre essas facilidades – e, obviamente, o impacto que isso gera em termos de arrecadação.

Enquanto isso, a energia solar consolidou-se como a 3ª maior fonte na matriz elétrica nacional, atrás apenas das hidrelétricas e das eólicas. Uma análise da ABSOLAR, feita sobre dados da ANEEL, identificou uma capacidade instalada de 16,4 GW de energia solar no país, superando assim o total do gás natural e de biomassa (ambos com 16,3 GW). O crescimento da geração solar foi facilitado na última década por investimentos de mais de R$ 86 bilhões, que geraram R$ 22,8 bi em arrecadação governamental e quase 480 mil novos postos de trabalho, além de evitar a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2. Estadão e Valor repercutiram esta informação.

Em tempo: Os simpáticos jabutis mereciam uma metáfora melhor, mas o Congresso Nacional parece viciado em colocar os bichinhos nos galhos de árvores (estas, aliás, devidamente protegidas pelos parlamentares, diferentes das árvores verdadeiras). Vale a pena conferir o novo episódio do podcast Tempo Quente, apresentado por Giovana Girardi na Rádio Novelo, onde ela explica como os lobistas da energia fóssil estão se aproveitando da falta de liderança do governo federal para enterrar bilhões de reais em fontes de energia caras, não competitivas e sujas.

 

ClimaInfo, 20 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.