Rússia retoma fornecimento de gás à Europa, mas ameaça corte futuro

21 de julho de 2022

O gasoduto Nord Stream 1, que transporta gás natural russo para diversos países europeus, retomou parcialmente suas operações nesta 5ª feira (21/7), depois de dez dias de paralisação. Moscou restabeleceu o fluxo de gás para a Europa em 40% da capacidade, sob a justificativa de que as sanções internacionais à Rússia, motivadas pela invasão à Ucrânia, estão prejudicando as operações de fornecimento de gás.

A principal preocupação da UE é de que a Rússia interrompa totalmente o fornecimento até o final do ano, o que pode dificultar a segurança energética do bloco em pleno inverno, período em que a demanda por energia é maior para aquecimento e calefação. Por isso, a ordem é apertar o consumo agora para garantir gás para as necessidades essenciais do período mais frio. CNN, Deutsche Welle, Financial Times, Folha, RFI, Valor, Wall Street Journal e Washington Post repercutiram a notícia.

O corte total no fornecimento motivou a Comissão Europeia a apresentar um plano emergencial para reduzir o consumo de gás e evitar um colapso na oferta. Pela proposta, os países europeus precisarão reduzir em 15% o uso de gás em relação à média observada entre agosto de 2021 e março de 2022.

Alguns governos, como os de Alemanha e França, também apresentaram medidas emergenciais para a redução do consumo e preservação dos estoques atuais de gás do continente europeu. Porém, outros países da UE, como Itália, Portugal, Polônia e Grécia, já manifestaram incômodo com a proposta da Comissão para se reduzir o consumo de gás. O temor desses governos é que esse corte cause ainda mais impacto sobre as economias em um momento delicado no cenário global, com a energia mais cara puxando a inflação para cima. Bloomberg e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 22 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar