A “corrida” dos bilionários pelos metais valiosos da Groenlândia

Groenlândia mineração
Jeremy Harlan/CNN

A intensificação da crise climática e a atenção maior da indústria automobilística com os carros elétricos está tornando a ilha da Groenlândia, na costa nordeste da América do Norte, em um possível “Eldorado” da mineração do século XXI. O degelo das calotas que ainda cobrem a gigantesca ilha está expondo ao ar livre áreas que passaram milênios debaixo do gelo e que podem conter reservas potenciais de minerais e metais valiosos. Muita dessa riqueza mineral está sendo visada pelas montadoras de carros elétricos, que precisam se desdobrar para conseguir viabilizar novos estoques e, assim, ampliar sua produção nas próximas décadas. 

Na busca por essas riquezas, nomes como Bill Gates, Michael Bloomberg e Jeff Bezos estão se aventurando em projetos de exploração mineral na ilha, com a esperança de encontrar algumas das maiores reservas do mundo de minérios como níquel e cobalto. Mas não são apenas os empresários da eletrificação automobilística que estão interessados: mineradoras atrás de carvão, cobre e ouro também olham com atenção e especulam sobre as reservas que podem se abrir à exploração mineral nas próximas décadas. A reportagem é da CNN.

Ainda sobre mineração e carros elétricos, a Bloomberg abordou o boom que a região de Kalgoorlie, no sudoeste da Austrália, está experimentando nos últimos tempos. Nascida durante a corrida do ouro do final do século XIX, a cidade está se transformando em uma área de exploração de metais para baterias elétricas, como lítio, níquel, manganês e cobalto. Já na Califórnia, nos EUA, a Deutsche Welle destacou os esforços de empresas mineradoras para reduzir o impacto ambiental da exploração de lítio.

 

ClimaInfo, 10 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.