Naming-and-shaming: celebridades emitem 480 mais carbono com voos de jatinho particular

emissões de carbono celebridades
Angela Weiss/AFP

Walk the talk é uma expressão frequente nas discussões sobre política climática, especialmente nas Conferências do Clima da ONU. Ela destaca a necessidade de governos e empresas cumprirem efetivamente aquilo que prometem, sem tergiversar nem se distrair. Agora, artistas e celebridades também começam a sofrer a cobrança de ativistas climáticos, cada vez mais irritados pela falta de conexão entre afirmações públicas em favor da ação contra a mudança do clima e atitudes privadas que solapam essas palavras. 

Uma das broncas mais frequentes está no uso desmedido de jatinhos particulares e helicópteros para se locomover, inclusive entre distâncias relativamente curtas que poderiam ser feitas por outros modais com pegada de carbono menor. Um levantamento divulgado na semana passada pela agência de marketing de sustentabilidade Yard, no Reino Unido, listou nomes como os de Taylor Swift, Jay-Z, Kylie Jenner e Drake, entre outros, como aqueles que mais recorreram ao transporte aéreo particular. Como essas aeronaves transportam uma quantidade bem menor de pessoas em comparação com os jumbos que servem o transporte aéreo comercial, o impacto climático per capita dessas viagens é muito mais alto do que o do pobre mortal que viaja na aviação tradicional.

A análise utilizou dados da conta Celebrity Jets no Twitter, que rastreia os voos de celebridades e megaempresários (que, dependendo do recorte, são quase sinônimos), comparando os dados com as emissões de CO2e  da população em geral e o CO2e de cada celebridade. Os dados consideram o número de voos realizados, o tempo médio, a distância e o total de CO2e  liberado desde o início do ano. Em média, essas celebridades emitiram 3.376,64 toneladas de CO2e  apenas no uso de jatos particulares desde o começo de 2022, um montante mais de 482 vezes superior às emissões anuais de uma pessoa média. O tempo médio de voo é de apenas 71 minutos, com uma média de 66,92 milhas por voo. Além de Taylor Swift e Jay-Z, o Top 10  também inclui o boxeador Floyd Mayweather, o ex-jogador de beisebol Alex Rodriguez, o cantor Blake Shelton, o cineasta Steven Spielberg, o ator Mark Wahlberg, a apresentadora Oprah Winfrey, o rapper Travis Scott e Kim Kardashian.

AFP, Buzzfeed, Independent, Mashable, Rolling Stone e Washington Post, entre outros veículos, repercutiram esses dados.

 

ClimaInfo, 10 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.