Onda de calor e seca disseminam incêndios florestais na Europa

16 de agosto de 2022
Europa incêndios florestais
NUNO ANDRÉ FERREIRA/EPA

O verão de 2022 na Europa está sendo marcado pelo forte calor e a seca intensa. Em todo o continente, de acordo com o Sistema Europeu de Informações sobre Incêndios Florestais, mais de 660 mil hectares de área foram queimados até o último dia 13, um território equivalente a ⅕ da Bélgica. O total queimado até aqui já está mais de três vezes acima da média observada entre 2006 e 2021. A soma dos focos de incêndio também é a maior em 16 anos, com 2,3 mil pontos registrados. A notícia é da Bloomberg.

Na Península Ibérica, os incêndios florestais que devastam o centro de Portugal estão gerando uma nuvem densa de fumaça que chega a atingir a capital da Espanha, Madri, a mais de 400 km de distância. De acordo com a Reuters, o incêndio começou no Parque Nacional da Serra da Estrela no último dia 6 e ganhou força nesta 2ª feira (15/8), forçando a evacuação de várias localidades. Mais de 1,1 mil bombeiros estão no combate às chamas, que já consumiram mais de 24 mil hectares, segundo o Público – 8.327 dos quais entre ontem (16) e segunda (15).

Já a Associated Press destacou a preocupação da principal entidade industrial da Alemanha com os reflexos da seca no rio Reno, que tem registrado níveis cada vez mais baixos nas últimas semanas. Autoridades alemãs afirmam que o rio ainda está navegável, mas a situação pode mudar nos próximos dias, especialmente se o calor se mantiver no oeste do país. Um eventual fechamento da hidrovia do Reno pode afetar significativamente a economia da Alemanha, que tem nesse rio um de seus principais canais para transporte comercial.

Em tempo 1: O forte calor também causa problemas no sudoeste da China. Por causa da demanda excessiva de energia e do secamente de reservatórios hidrelétricos, o governo da província de Sichuan determinou um racionamento de energia que implicará no fechamento temporário de fábricas no principal centro de produção de lítio do país. A temperatura máxima chegou a 42ºC na semana passada, afetando os quase 84 milhões de habitantes da província. Bloomberg e RFI deram mais informações.

Em tempo 2: A intensificação dos incêndios florestais em todo o mundo está criando um problema inesperado para os grandes observatórios astronômicos: localizados em áreas específicas, com condições meteorológicas médias quase que “sob medida”, essas estruturas agora sofrem com danos elétricos causados pelo rompimentos de cabos de força e dificuldades para observação espacial por obstrução atmosférica. Outros eventos extremos, como tempestades tropicais, nevascas e secas, também trazem dificuldades adicionais. O Wired abordou o assunto.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar