Califórnia se prepara para nova onda de calor e aumento de incêndios florestais

Califórnia usina nuclear
Michael Mariant/AP

A reta final deste verão na Califórnia já se desenha dramática. As autoridades do estado norte-americano declararam emergência nesta 4ª feira (31/8) em toda a rede elétrica por causa do aumento acentuado da demanda por energia, causado pelo calor intenso das últimas semanas. O problema deve ficar mais complicado nos próximos dias, com a chegada de mais uma onda de calor que deve subir a temperatura em toda a costa oeste dos EUA.

Com a declaração, o governo californiano abriu margem para flexibilizar parte de seus regulamentos ambientais para o setor elétrico, especialmente para operação de usinas termelétricas a gás. De acordo com a Bloomberg, a principal operadora do sistema elétrico do estado prevê que haja escassez potencial de eletricidade de até 3 GW todas as noites de 4 a 6 de setembro, com risco de blecaute por falta de energia.

Outra medida, esta aprovada pela assembleia legislativa da Califórnia, deu sobrevida à única usina nuclear ainda em operação no estado. A usina de Diablo Canyon estava prevista para encerrar suas operações até 2025, mas os parlamentares aprovaram uma extensão de cinco anos. A proposta foi defendida pelo governador Gavin Newsom, que destacou que a usina é a maior geradora de energia elétrica da Califórnia e que um desligamento dela no médio prazo poderia comprometer a segurança energética do estado. Por outro lado, ambientalistas e ativistas climáticos criticaram a medida, por conta do risco de acidentes e vazamentos radioativos que podem ser causados por terremotos. Bloomberg, CNBC, Guardian, LA Times e NY Times deram mais informações.

No sul da Califórnia, o problema é ainda mais complexo: além do calor, os incêndios florestais também ameaçam o fornecimento elétrico, com o risco de megacidades como San Diego, San Francisco e Los Angeles experimentarem apagões nos próximos dias. Como assinalado pelo LA Times, os bombeiros correm contra o tempo para evitar que o foco mais recente de incêndio, batizado de Route Fire, avance por novas áreas.

Para evitar blecautes no futuro, os legisladores da Califórnia também aprovaram uma proposta que pretende enterrar mais de 16 mil km de linhas de transmissão em todo o estado na próxima década. A notícia é da Bloomberg.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.