IEA: empregos verdes crescem no setor energético, mas remuneração ainda está aquém da indústria fóssil

renováveis empregos
IEA

As vagas de trabalho nos segmentos renováveis do setor energético global superaram os níveis pré-pandemia, em mais um sinal da vitalidade e da resiliência das fontes renováveis mesmo em um cenário econômico adverso na maior parte do mundo.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), que divulgou um novo levantamento sobre o setor, a energia verde ultrapassou a marca de 50% de participação no total de postos de trabalho do setor, com quase ⅔ dos trabalhadores envolvidos na construção de novos projetos e na fabricação de tecnologias de energia limpa.

A maior parte desse crescimento se deve à expansão do mercado asiático de energia renovável, especialmente na China – país que responde por quase ⅓ da força de trabalho global de energia.

A expectativa é de que os “empregos verdes” sigam crescendo nessa região e tenham um impulso extra nos Estados Unidos depois da aprovação do pacote climático de US$ 370 bi pelo governo de Joe Biden.

Para o futuro, em todos os cenários, a IEA estimou um crescimento das vagas verdes no setor energético. Em um cenário de descarbonização total até 2050, 14 milhões de novos empregos poderão ser criados até o final desta década, enquanto outros 16 milhões de trabalhadores serão transferidos da indústria de energia fóssil para a de renováveis.

Mas nem tudo é notícia boa. A análise da IEA revelou o que podem ser as primeiras fissuras da explosão renovável no mercado de trabalho do setor energético. Enquanto a demanda deve seguir crescendo nos próximos anos, a indústria da energia renovável enfrenta desafios importantes que podem prejudicar seu crescimento no médio prazo, como os altos custos de insumos e as pressões inflacionárias. Ao mesmo tempo, o aumento nos incentivos e subsídios à energia fóssil também pode dificultar a transição do setor energético para as fontes renováveis.

“Países ao redor do mundo estão respondendo à crise atual buscando acelerar o crescimento das indústrias locais de energia renovável. As regiões que fizerem esse movimento verão um enorme crescimento de empregos”, defendeu Fatih Birol, diretor-executivo da IEA. “Aproveitar esta oportunidade requer trabalhadores qualificados. Governos, empresas, representantes trabalhistas e educadores devem se unir para desenvolver os programas e credenciamentos necessários para cultivar essa força de trabalho e garantir que os empregos criados sejam de qualidade que possam atrair uma mão-de-obra diversificada”.

Os dados da IEA sobre empregos verdes no setor energético foram repercutidos por veículos como Associated Press, Business Green, Climate Home e Washington Post, entre outros.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.