Países vulneráveis querem taxa global para compensação de perdas e danos

20 de setembro de 2022
países vulneráveis perdas e danos
Amer Hussain/REUTERS

A abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, programada para esta 3a feira (20/9) em Nova York, deve iniciar o cabo-de-força entre países vulneráveis e desenvolvidos em torno da questão das perdas e danos, em um processo que culminará na próxima Conferência sobre o Clima (COP27), em novembro no Egito.

De acordo com o Guardian, um grupo de nações pobres mais vulneráveis aos efeitos da mudança do clima pretende propor uma taxa global “relacionada ao clima e baseada na justiça” como fórmula para financiar a compensação financeira por perdas e danos causados por eventos extremos no mundo em desenvolvimento. Pela proposta, esse valor poderia ser arrecadado por meio da taxação do carbono, de atividades econômicas altamente poluentes, como viagens aéreas e transporte marítimo, ou mesmo um imposto sobre transações financeiras internacionais.

O documento, que deve ser apresentado para análise dos países durante a Assembleia Geral, levanta também vantagens e desvantagens de cada instrumento possível, além de alternativas de captação de recursos dos países ricos por meio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, além do setor privado.

Por falar na Assembleia Geral, a Associated Press e o Wall Street Journal fizeram um panorama geral dos principais temas e questões que deverão ser discutidos pelos chefes de Estado e de governo em NY. Além da questão climática, que deve ter algum espaço nos discursos oficiais, espera-se que a guerra entre Rússia e Ucrânia e a escalada dos preços dos combustíveis fósseis estejam presentes nas falas dos líderes internacionais.

Já sobre a COP27, o novo chefe da Convenção da ONU sobre o Clima (UNFCCC), Simon Stiell, discursou nesta 2ª feira (19/9) no plenário da Assembleia Geral, onde fez sua primeira manifestação formal no posto desde sua chegada, no final de agosto. Sucessor da mexicana Patricia Espinosa, Stiell defendeu que os países reconheçam a urgência da crise climática na Conferência de Sharm el-Sheikh e que não recuem em seus compromissos e ambição. O Climate Home repercutiu as falas de Stiell em NY.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar