Queima de reservas conhecidas de combustíveis fósseis pode liberar mais de 3,5 trilhões de toneladas de CO2

20 de setembro de 2022
emissões de carbono
Clarence Holmes Photography/Alamy

Os estoques conhecidos de combustíveis fósseis em todo o mundo são uma verdadeira bomba-relógio para o clima global. Se os países consumirem todo esse volume de petróleo, gás natural e carvão, inacreditáveis 3,5 trilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) podem ser lançados na atmosfera. O dado é do Fossil Fuel Registry, o primeiro banco público de dados sobre a produção de combustíveis fósseis, apresentado nesta 2ª feira (19/9).

De acordo com o registro, somente a queima das reservas de EUA (557 bilhões de tCO2e) seria suficiente para consumir a totalidade do orçamento de carbono restante do planeta antes que o aquecimento médio chegue a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais (entre 400-500 bilhões de tCO2e). O 2º lugar na lista, a Rússia, tem algo em torno de 490 bilhões de tCO2e em combustíveis. Entre todos os países, há combustível suficiente para estourar esse orçamento em sete vezes, o que resultaria em um aquecimento de proporções inéditas na história recente da Terra.

“Os governos estão emitindo novas licenças e autorizações para produção e queima de carvão que são completamente dissociadas de seus próprios compromissos climáticos”, destacou Mark Campanale, fundador da Carbon Tracker Initiative, responsável pela plataforma. “O Registro Global tornará os governos e as empresas mais responsáveis ​​por seu desenvolvimento de combustíveis fósseis, permitindo que a sociedade civil vincule as decisões de produção às políticas climáticas nacionais. Da mesma forma, permitirá que bancos e investidores avaliem com mais precisão o risco de ativos específicos ficarem encalhados”.

Associated Press, Fortune, Guardian e Phys, entre outros, repercutiram o lançamento do registro global de combustíveis fósseis.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar