Queima de reservas conhecidas de combustíveis fósseis pode liberar mais de 3,5 trilhões de toneladas de CO2

emissões de carbono
Clarence Holmes Photography/Alamy

Os estoques conhecidos de combustíveis fósseis em todo o mundo são uma verdadeira bomba-relógio para o clima global. Se os países consumirem todo esse volume de petróleo, gás natural e carvão, inacreditáveis 3,5 trilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) podem ser lançados na atmosfera. O dado é do Fossil Fuel Registry, o primeiro banco público de dados sobre a produção de combustíveis fósseis, apresentado nesta 2ª feira (19/9).

De acordo com o registro, somente a queima das reservas de EUA (557 bilhões de tCO2e) seria suficiente para consumir a totalidade do orçamento de carbono restante do planeta antes que o aquecimento médio chegue a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais (entre 400-500 bilhões de tCO2e). O 2º lugar na lista, a Rússia, tem algo em torno de 490 bilhões de tCO2e em combustíveis. Entre todos os países, há combustível suficiente para estourar esse orçamento em sete vezes, o que resultaria em um aquecimento de proporções inéditas na história recente da Terra.

“Os governos estão emitindo novas licenças e autorizações para produção e queima de carvão que são completamente dissociadas de seus próprios compromissos climáticos”, destacou Mark Campanale, fundador da Carbon Tracker Initiative, responsável pela plataforma. “O Registro Global tornará os governos e as empresas mais responsáveis ​​por seu desenvolvimento de combustíveis fósseis, permitindo que a sociedade civil vincule as decisões de produção às políticas climáticas nacionais. Da mesma forma, permitirá que bancos e investidores avaliem com mais precisão o risco de ativos específicos ficarem encalhados”.

Associated Press, Fortune, Guardian e Phys, entre outros, repercutiram o lançamento do registro global de combustíveis fósseis.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.