Que tal uma secretaria de emergência climática no novo governo?

20 de setembro de 2022
secretaria de emergência climática
Greenpeace

A sociedade civil brasileira está buscando formas efetivas de introduzir a questão climática no aparato estatal brasileiro e Daniela Chiaretti escreve no Valor sobre a proposta de criação de uma secretaria especial de emergência climática ligada ao Presidente da República. A ideia ganha força em segmentos mais progressistas do empresariado, entre ambientalistas e pesquisadores. Entre os que defendem a proposta, a matéria cita Izabella Teixeira (ex-ministra do Meio Ambiente), Roberto Waack (presidente do Conselho do Instituto Arapyaú), Renata Piazzon (diretora do Instituto Arapyaú), Francisco Gaetani (ex-secretário-executivo do Ministério do Planejamento do governo Dilma), Marcello Brito (ex-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, ABAG, e coordenador da Academia Global do Agronegócio da Fundação Dom Cabral). Simone Tebet também incorporou a ideia ao seu plano de governo.

A preocupação com a governança climática não vem do nada. Como escreve Emilio La Rovère, da COPPE-UFRJ, é necessário “reverter a tendência crescente das emissões de gases de efeito estufa do país para cumprir as reduções prometidas” junto ao Acordo de Paris. Em artigo publicado pela Época Negócios, La Rovère explica o Cenário Continuidade, recém lançado pela Iniciativa Clima e Desenvolvimento, e afirma estar “patente a importância do vencedor das próximas eleições presidenciais não apenas prometer, mas também ser capaz de concretizar uma reversão do processo de crescimento das emissões de GEE do país, e tomar as medidas para zerar a taxa anual de desmatamento em todos os biomas, com atenção especial à floresta amazônica.” Trata-se de um debate urgente: segundo o g1, o total de queimadas na Amazônia em menos de 9 meses de 2022 já superou o acumulado em todo o ano passado. Foram 76.587 focos de incêndio na região contra 75.090 em 2021, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em tempo: Em caso de vitória, Lula terá enormes dificuldades na relação com o Congresso para efetivar sua política climática. É o que mostrou o levantamento feito pela Plataforma Farol Verde, que revelou que a maior parte dos candidatos que tentam se reeleger na Câmara ou no Senado teve um desempenho antiambiental na atual legislatura. A informação é da Folha.

 

ClimaInfo, 21 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar