Europa faz as contas para garantir estoques de gás antes do inverno

Europa preço do gás
AP Photo/Michael Probst

A chegada do outono na Europa trouxe mais próximo o fantasma do apagão elétrico, o que pode complicar a vida nos próximos meses por conta do corte no fornecimento de gás natural pela Rússia, em retaliação contra as sanções impostas pela União Europeia contra Moscou. A Associated Press mostrou como os consumidores europeus estão se preparando para garantir combustível necessário para o dia-a-dia durante o período frio.

Nos países do Leste Europeu, muitas pessoas estão estocando lenha. Nas maiores economias, como França e Alemanha, a corrida é para garantir estoques de gás natural suficientes para evitar racionamento de energia. A indústria europeia, por sua vez, segue na corda-bamba: sem saber se virão novas restrições mais adiante, as fábricas estão adiando novos investimentos e deixando em suspense a continuidade de suas operações nos próximos meses.

Além dos estoques sob pressão, outra preocupação é o custo da energia. Em alguns mercados, a Fortune destacou, o valor médio da conta de luz triplicou, com estabelecimentos como café e restaurantes vendo suas faturas mensais subindo de 2 mil euros para 7 mil em menos de um ano. “Os preços estão em níveis historicamente altos. Nunca vimos nada realmente assim”, assinalou Tatiana Mitrova, da Universidade de Columbia (EUA). “Isso vai se tornar bastante doloroso”.

Sobre a questão do gás, o Financial Times abordou como a busca frenética dos países europeus por novas fontes do combustível está dificultando o fornecimento nos mercados fora da Europa. Já a Bloomberg destacou a crítica do CEO da petroleira Total, Patrick Pouyanne, sobre as “demandas irreais” dos compradores europeus de gás. “Se a Europa quer alguma segurança de abastecimento, isso tem um custo. Se você quer um preço barato por um curto período, a resposta obviamente é ‘não’”.

Segundo a Reuters, os 27 países da UE se preparam para uma reunião de emergência na próxima 6ª feira (30/9), onde definirão medidas adicionais para reduzir o consumo de energia e garantir a oferta nos próximos meses. Um dos pontos em discussão é a proposta de sobretaxar as empresas de combustíveis fósseis, que obtiveram lucros recordes nos últimos trimestres, o que garantiria recursos para aliviar a pressão da alta do preço da energia para os consumidores.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.