Noruega anuncia retomada de doações para Fundo Amazônia

1 de novembro de 2022
Fundo Amazônia Noruega pós-eleição
Ricardo Oliveira - AFP

Poucas horas após a confirmação do resultado do 2º turno das eleições presidenciais no Brasil, o governo da Noruega confirmou nesta 2ª feira (31/10) que pretende retomar a destinação de recursos para o Fundo Amazônia, paralisada desde 2019 por conta de divergências administrativas com a gestão de Jair Bolsonaro.

“Conversaremos com a equipe dele [Lula] para preparar as formalidades e montar uma estrutura de gestão”, prometeu o ministro do clima e meio ambiente do país, Espen Barth Eide. “Há quantias significativas congeladas em uma conta do Brasil no Fundo Amazônia que podem ser desembolsadas rapidamente”.

Em entrevista à AFP, o ministro norueguês também destacou as promessas do presidente eleito do Brasil para a proteção do meio ambiente. “Observamos que durante a campanha [Lula] enfatizou a preservação da floresta amazônica e a proteção dos Povos Indígenas da Amazônia”, disse Eide, acrescentando que o fundo de preservação da floresta amazônica atualmente tem 5 bilhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 2,52 bilhões).

O anúncio acontece em um momento propício. Na semana passada, na véspera da votação, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela reativação do Fundo Amazônia. Assim, o STF entendeu que a paralisação do instrumento fere a Constituição, sendo um exemplo de omissão inconstitucional cometida pelo governo Bolsonaro.

Em meados de 2019, o Fundo Amazônia acabou sendo desativado depois de o governo Bolsonaro extinguir dois comitês responsáveis por sua gestão. Ao mesmo tempo, um ex-ministro do meio ambiente da atual gestão tentou forçar os governos doadores de Alemanha e Noruega a modificar a maneira como os recursos seriam utilizados, o que não foi aceito. Como resultado, cerca de R$ 3 bilhões estão parados sem qualquer aplicação, deixando de contribuir para projetos de desenvolvimento sustentável e proteção da floresta.

A boa nova teve bastante repercussão na imprensa brasileira, com manchetes em veículos como Estadão, Deutsche Welle, Folha, Metrópoles, O Globo, UOL, Valor e VEJA.

 

ClimaInfo, 1º de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar