Líder britânico diz que greenwashing destrói a credibilidade da luta contras as mudanças

8 de novembro de 2022
Chris Stark greenwashing
ALAMY

Nos últimos anos, uma enxurrada de empresas se comprometeram com metas climáticas, em geral juntando zerar as emissões líquidas – o net-zero – com outras metas do campo de ESG. Muitos desses compromissos, no entanto, não passariam pelo crivo de um exame mais sério.

Para Chris Stark, executivo-chefe do Comitê de Mudança do Clima britânico, “zerar as emissões líquidas é um objetivo realmente importante – é um objetivo científico”, disse. “Se desvalorizarmos esse conceito, então desvalorizamos o projeto inteiro. É muito importante que nos atenhamos a esse objetivo de net-zero, porque senão teremos muitos problemas”. A notícia saiu no Times neste final de semana.

A Bloomberg publicou dois artigos sobre a pressão que corporações estão sentindo por se declararem mais verdes do que realmente são. A primeira é sobre o Deutsche Bank, alvo de uma investigação. Uma das suas unidades de gestão de fundos, a DWS, investiu cerca de 8 bilhões de euros em atividades de extração de petróleo, carvão e gás natural, algo que, na opinião dos autores, ajudaria o mundo a ficar mais de 2,6ºC mais quente.

A outra matéria fala sobre a situação da BlackRock, a maior gestora de fundos do mundo. A empresa vem se posicionando como campeã climática e ambiental, o que atraiu a fúria das petroleiras norte-americanas e da ala direita do Partido Republicano.

O governo da Louisiana anunciou que retiraria a empresa da carteira de investimentos do estado. Os governadores do Texas e Flórida ameaçaram fazer o mesmo.

O curioso, segundo a matéria, é que os políticos alegam que a rentabilidade de carteiras ESG é menor do que as tradicionais, o que é mentira. Em função disso, analistas do banco suíço UBS rebaixaram a nota da empresa, dizendo que ela pode sofrer perdas por conta das posições assumidas.

No final do mês passado, a BlackRock havia anunciado ter levantado 60% dos US$ 7,5 bilhões que pretende investir em ativos de infraestrutura de projetos dirigidos a enfrentar a emergência climática. A notícia é da Reuters.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar