Big Oil na COP27 contesta ciência e defende combustíveis fósseis por “segurança energética”

14 de novembro de 2022
COP27 big oil
Thierry Monasse/Getty

A presença massiva da indústria de combustíveis fósseis na COP27 está permitindo alguns momentos constrangedores em Sharm el-Sheikh. Um deles aconteceu na última 5ª feira (10/11) e foi testemunhado por Patrick Greenfield, do Guardian: a CEO da Occidental Petroleum, Vicki Hollub, zombou em um evento daqueles que defendem o fim da queima de combustíveis fósseis o quanto antes possível – ou seja, praticamente todo o corpo científico climático do planeta.

Para ela, os defensores da transição energética rápida “não têm ideia do que isso significaria” e que a responsabilidade pela crise climática não é apenas das empresas de combustíveis fósseis, mas principalmente de quem consome seus produtos. “Todo mundo que usa um produto que foi gerado a partir de petróleo e gás tem parte nisso e também é responsável”, disse.

Outro que parece ter vindo à COP27 sem entender bem o motivo foi o ministro de energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman Al-Saud. Representante do maior exportador de petróleo do planeta, o príncipe criticou aqueles que colocam em dúvida a seriedade dos compromissos climáticos do país.

“Eles [ativistas climáticos] estão mais do que errados. Eles podem vir aqui, nos visitar. Estamos muito orgulhosos do que temos conseguido. Estamos dando o exemplo para os produtores de hidrocarbonetos e energia”, disse o ministro. Bloomberg e Reuters destacaram essa fala.

Em tempo: A delegação da Rússia na COP27 conta com vários nomes que estão na lista de acusados pelas autoridades ocidentais por envolvimento no esforço de guerra contra a Ucrânia. Segundo o Guardian, a lista inclui oligarcas e executivos de várias empresas do setor energético e financeiro sob sanções internacionais, como os bilionários Oleg Deripaska e Andrey Melnichenko. Representantes da empresa Gazprom, ator crucial na disputa energética entre Rússia e União Europeia, também estão cadastrados na delegação russa.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar