Contrabando de mercúrio para garimpo ilegal custou R$ 1,1 bi ao Tesouro

4 de dezembro de 2022

O esquema desbaratado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na semana passada, na investigação do contrabando de mercúrio para uso do garimpo ilegal na Amazônia, pode ter resultado em um prejuízo superior a R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos em impostos sonegados, informou o Estadão.

A operação, batizada de “Hermes (Hg)”, executou mandados de prisão e busca e apreensão em seis estados, além do bloqueio de bens no valor do prejuízo estimado de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no crime. De acordo com os investigadores, o esquema teria começado há quase uma década, com os criminosos fraudando documentos do IBAMA relativos à importação de mercúrio.

Empresas de fachada foram criadas para declarar que haviam obtido o metal por meio de reciclagem ou pela compra de crédito de outras empresas, dando uma aparência de legalidade ao material adquirido. O destino final seria pontos de garimpo na Amazônia Legal, inclusive em Terras Indígenas, onde a atividade é expressamente proibida. O Poder360 também repercutiu a informação.

Enquanto isso, o MPF em Roraima denunciou o empresário bolsonarista Rodrigo Martins de Mello como suspeito de liderar uma quadrilha que explora o garimpo ilegal na Terra Yanomami.

Vulgo “Rodrigo Cataratas”, ele é conhecido defensor da legalização da atividade garimpeira e foi candidato derrotado à Câmara dos Deputados pelo PL, partido do presidente. Ele também é suspeito de envolvimento em uma tentativa de ataque a um helicóptero do IBAMA em setembro de 2021. A notícia foi divulgada pela Folha.

Em tempo: O sistema Sirad-I, do Instituto Socioambiental (ISA), apontou para uma explosão do desmatamento em Terras Indígenas nos meses de setembro e outubro na comparação com o bimestre anterior. Cerca de 460 hectares foram desmatados nos últimos dois meses, e as principais áreas afetadas foram as Munduruku (PA), Araribóia (MA), Arara do Rio Branco (AC), Jacareúba/Katawixi (AM) e Uru-Eu-Wau-Wau (RO). Só na Terra Munduruku, o acumulado de desmatamento de 2022 já supera os 440 hectares. O impacto do garimpo nesta TI nos últimos anos é surpreendente: desde 2020, a estimativa é de que 1,5 milhão de árvores tenham sido derrubadas. O Metrópoles deu a notícia.

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar