Justiça climática: Vanuatu apresenta projeto de resolução para tribunal da ONU

Vanuatu justiça climática
Mario Tama/Getty

O governo da pequena nação insular de Vanuatu, no Pacífico, apresentou na semana passada um projeto de resolução da Assembleia Geral da ONU que pretende solicitar à Corte Internacional de Justiça (CIJ) um parecer acerca das obrigações legais dos países em relação à mudança do clima e as consequências dos danos decorrentes desse processo.

O texto foi preparado por e conta com o apoio de 17 países, incluindo Alemanha, Angola, Bangladesh, Moçambique, Nova Zelândia, Portugal e Vietnã, além de outras pequenas nações insulares.

Vanuatu é um dos países mais vulneráveis do mundo aos efeitos da mudança do clima, em especial a intensificação de eventos climáticos extremos (como ciclones) e a elevação do nível do mar.

Como o Climate Home sinalizou, a ideia do grupo é obter um argumento legal no plano internacional para reforçar processos judiciais relativos à ação climática ao redor do mundo, que vêm ganhando espaço nos últimos anos.

A proposta de resolução coloca duas questões à CIJ. Primeiro, “quais são as obrigações dos Estados (…) para garantir a proteção do sistema climático e outras partes das gerações presentes e futuras”, com base no direito internacional. E, segundo, “quais são as consequências legais dessas obrigações para os Estados que, por suas ações e omissões, causaram danos significativos ao sistema climático e outras partes do meio ambiente”.

“O projeto de resolução estabelece um equilíbrio cuidadoso entre uma dimensão focada na justiça climática e uma dimensão voltada para o futuro”, explica Margaretha Wewerinke-Singh, consultora de Vanuatu na proposta de resolução. “Reconhece que devemos tirar lições do passado para construir um futuro justo e sustentável e que o direito internacional tem um papel a desempenhar na correção de nossa trajetória atual. O pronunciamento da CIJ sobre isso realmente fortalecerá a posição de negociação dos países em desenvolvimento”.

AFP e Reuters também destacaram a proposta de Vanuatu.

 

ClimaInfo, 5 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.