Preço de baterias sobe e causa preocupação em montadoras de carros elétricos

baterias VEs
Sandy Huffaker/AFP/Getty

Depois de anos com sucessivas quedas de preço, as baterias de íon de lítio utilizadas pela indústria automobilística vão fechar 2022 com alta de 7%, estimou a BloombergNEF. O preço médio do item para veículos de passageiros deve ficar em US$ 151/kWh, em comparação com os US$ 141/kWh do ano passado.

O cenário no curto prazo deve continuar desafiador para o setor, já que as matérias-primas mais utilizadas na produção das baterias, como cobalto, níquel e lítio, continuam encarecendo no mercado internacional, por conta de uma capacidade limitada de fornecimento frente ao aumento significativo da demanda nos últimos anos. A expectativa é de que os preços voltem a cair apenas a partir de 2024.

De acordo com a BloombergNEF, o preço médio das baterias elétricas veiculares poderia ser ainda maior se não fosse pela adoção crescente das baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), de custo mais baixo, que não utilizam níquel ou cobalto. As baterias LFP ganharam participação no mercado, presentes em cerca de 40% dos novos elétricos vendidos em 2022.

Ainda assim, a alta nos preços das baterias pode dificultar a adoção dos veículos elétricos pelos consumidores nos principais mercados globais, como Estados Unidos e Europa.

Em tempo: Com europeus e norte-americanos batendo cabeça em relação aos incentivos para a indústria de carros elétricos, as empresas chinesas estão aproveitando seu know-how para assumir o papel de principal fornecedora de baterias para as montadoras europeias. Estimativas do setor citadas pelo Financial Times indicam que a China deve assumir a liderança no mercado europeu até 2031, com capacidade de 322 gigawatts/hora de capacidade instalados, à frente de empresas dos EUA, Coreia do Sul e Suécia. A Folha publicou uma tradução da reportagem.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.