
Em reunião com o governador do Pará, Helder Barbalho, Lula confirmou a indicação da cidade de Belém para receber a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), programada para o final de 2025. Se confirmada, será a 1ª vez que o Brasil sediará uma rodada de negociação climática da ONU.
A candidatura brasileira foi apresentada por Lula ainda no ano passado, durante sua passagem na COP27 de Sharm el-Sheikh, no Egito. O principal argumento do presidente em defesa da proposta é a possibilidade de realizar a COP na Amazônia, a maior floresta tropical remanescente do planeta. A indicação foi sinalizada à comunidade internacional como um esforço do novo governo para superar o ostracismo político do Brasil nessa agenda durante os anos Bolsonaro.
O caminho para Belém ser confirmada como sede da COP30 é longo, mas não deve ser problemático. Antes de ser formalmente analisada pela UNFCCC, o Brasil terá que obter a aprovação dos demais países da América Latina e do Caribe. Como não há candidaturas alternativas, ao menos por enquanto, não se prevê dificuldades para que a indicação seja aprovada. Se isso acontecer ainda neste ano, espera-se que a formalização pela UNFCCC aconteça durante a COP28, que acontecerá em novembro nos Emirados Árabes Unidos.
Estadão, Folha e Nexo Jornal repercutiram a notícia. Já no exterior, ela foi destacada por veículos como Climate Home e Reuters.
ClimaInfo, 16 de janeiro de 2023.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.