Transição energética: fogão a gás vira cabo de guerra político nos EUA

transição energética fogão a gás
Scott Olson/Getty Images

Acostumados às polêmicas inúteis, os EUA abriram mais um capítulo de sua “guerra cultural” permanente entre progressistas e conservadores neste mês. O ponto de partida é até curioso, mas explica bem o grau de politização do debate sobre energia e clima na sociedade norte-americana: fogões a gás.

Tudo começou em dezembro, quando um membro de uma comissão do governo dos EUA para segurança de consumidores sugeriu a possibilidade de criar alguma regulação para reduzir a poluição do ar causada por fogões a gás nas casas do país. Na semana retrasada, a coisa “pegou fogo” depois de um deputado democrata não descartar uma eventual proibição da venda desse eletrodoméstico no futuro. Foi o suficiente para a oposição republicana subir na mesa e começar a gritaria.

Congressistas e personalidades republicanas transformaram o fogão a gás na “donzela indefesa da vez” da sanha democrata em combater as fontes fósseis de energia. “Se os maníacos da Casa Branca vierem atrás do meu fogão, eles podem arrancá-lo das minhas mãos frias e mortas”, escreveu o deputado Ronny Jackson em um post no Twitter.

O governo Biden foi rápido em negar qualquer possibilidade de proibir a venda de fogões a gás, mas o estrago já estava feito. Os republicanos ganharam um bicho-papão novo para defender os interesses da indústria dos combustíveis fósseis. Pior: para isso, eles sacrificaram uma discussão que é justa e que poderia ter sido feita com maturidade e consciência.

Como o Guardian destacou, estudos recentes mostram que o uso de fogões a gás aumenta os índices de poluição atmosférica interna. Isso porque a queima do gás de cozinha gera óxido nitroso e dióxido de nitrogênio (NOx), que podem irritar os pulmões, além de monóxido de carbono, material particulado e até formaldeído.

Os efeitos à saúde humana são apenas um pedaço do problema. Os gases liberados pela queima do gás de cozinha também contribuem para o efeito estufa, intensificando a mudança do clima.

Bloomberg, New Scientist, NY Times, POLITICO, Vox, Wired e Washington Post, entre outros, abordaram a polêmica em torno dos fogões a gás nos EUA.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.