IEA: reabertura da China deve pressionar demanda e elevar preço do petróleo

China reabertura petróleo
China Daily via REUTERS

O mercado internacional de petróleo pode atravessar mais um ano marcado pela instabilidade. O alerta é da Agência Internacional de Energia (IEA), que destacou o impacto da decisão do governo da China de flexibilizar as restrições pandêmicas no país como fator que poderá contribuir para um aumento acentuado dos preços em 2023, além da indefinição sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com a IEA, a demanda global por petróleo deve aumentar em 1,8 milhões de barris diários em 2023, elevando-a para um recorde de 101,7 milhões de barris por dia. Quase metade da demanda extra deve vir da China. 

“Duas incógnitas dominam as perspectivas do mercado do petróleo em 2023: Rússia e China. A oferta russa [de energia] diminui sob o impacto total das sanções, enquanto a China impulsionará quase metade do crescimento da demanda global, mesmo que a forma e a velocidade de sua reabertura permaneçam incertas”, destacou a IEA.

Em termos de produção, a expectativa é de que o crescimento da oferta seja puxado em 2023 pelos EUA, favorecidos pelo bloqueio europeu ao petróleo russo. Já os países da OPEP e seus aliados devem reduzir sua produção em 870 mil barris por dia neste ano.

Essas informações foram destacadas na imprensa, com manchetes em veículos como Bloomberg, CNN, Financial Times, Reuters, Wall Street Journal e Valor.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.