Clima extremo: frente fria derruba temperaturas no nordeste dos EUA

clima extremo nordeste EUA
AP Photo/Robert F. Bukaty)

Na semana passada, abordamos aqui o recorde de dias consecutivos sem acúmulo significativo de neve registrado na cidade de Nova York, nos EUA. Pois bem, a coisa mudou radicalmente: de lá para cá, a chegada de uma frente fria intensa derrubou as temperaturas para patamares recordes em boa parte do nordeste dos EUA.

No último sábado (4/2), a temperatura registrada no topo do Monte Washington, em New Hampshire, a cerca de 1.907 metros de altura, foi de inacreditáveis 44oC negativos. As temperaturas nas principais cidades da região, como Nova York, Boston e Washington DC também ficaram abaixo de zero neste final de semana.

“Nosso estado está enfrentando temperaturas perigosamente baixas e ventos frios extremos hoje e amanhã”, disse a governadora de NY, Kathy Hochul, na manhã de 6ª feira (3/2) no Twitter. “Estamos coordenando com as autoridades locais para garantir que eles tenham o que precisam para manter os nova-iorquinos seguros”.

O frio ganhou intensidade por conta de um grande sistema de baixa pressão que varreu o leste do Canadá, empurrando o ar gelado para o sul. Assim, as temperaturas caíram significativamente em grande parte da América do Norte, até a porção central do estado norte-americano do Texas.

Associated Press, Bloomberg, CNN, NPR, NY Times e Reuters repercutiram o frio intenso na América do Norte.

Em tempo: Já no Chile, uma forte onda de calor provocou dezenas de incêndios florestais na região centro-sul. Segundo as autoridades chilenas, 23 pessoas morreram em virtude do fogo, com quase 980 feridos. O presidente Gabriel Boric decretou estado de catástrofe constitucional na região de La Araucanía, uma das mais afetadas pelos incêndios. De acordo com a ministra do interior, Carolina Tohá, “foi queimado em uma semana o que era queimado em um ano inteiro [no passado]”.  Associated Press e Reuters deram mais informações.

ClimaInfo, 6 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo