PL pode indicar ex-ministro “boiadeiro” para comando de comissão ambiental na Câmara

Salles CMAC
Cris Vector

Em Brasília, a máxima do deputado federal Tiririca não resiste à realidade: pior do que está, pode muito bem ficar – especialmente no Congresso Nacional. A piada de mau-gosto da vez saiu da Câmara dos Deputados, especificamente da bancada do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro: o partido pretende indicar um inominável ex-ministro do meio ambiente do antigo governo para a Comissão de Meio Ambiente da Casa.

A informação foi revelada pelo Eixo Político no Twitter. O PL estaria negociando o comando da Comissão com o presidente da Câmara, Arthur Lira. A indicação, no entanto, depende da distribuição de cadeiras nos diversos colegiados, o que ainda está sendo amarrado. Como possui a maior bancada da Câmara, o PL tem cacife político para negociar posições prestigiosas, como a presidência das comissões temáticas.

O inominável protagonizou o desmonte da política ambiental na 1ª metade do governo Bolsonaro, congelando o Fundo Amazônia, enfraquecendo a fiscalização contra o desmatamento e favorecendo os interesses de grileiros e garimpeiros.

Esse sujeito ficou famoso em 2020, quando defendeu que o governo “passasse a boiada” no regramento ambiental enquanto a imprensa estava “distraída” com a pandemia. A infâmia cresceu no ano seguinte, quando a Polícia Federal o colocou na mira de um inquérito que apurava a participação de agentes públicos em um esquema de corrupção que favoreceu a exportação de madeira de origem ilegal, motivo pelo qual acabou deixando o governo.

Questionado pelo Estadão, o agora deputado federal “boiadeiro” negou que pretenda presidir qualquer comissão, argumentando que precisa antes “aprender como é que as coisas funcionam” na Câmara. De toda forma, considerando o legado de destruição que o sujeito deixou na política ambiental brasileira, é bom deixar as barbas de molho e seguir cobrando Lira para não colocar o pior ministro do meio ambiente da história do Brasil no comando dessa comissão na Câmara.

“[O ex-ministro] coloca-se como um representante puro-sangue do bolsonarismo, o movimento que destruiu as sedes dos Três Poderes e planejou atentados a bomba em Brasília”, destacou o Observatório do Clima. “Arthur Lira, aparentemente, não vê problemas em nomeá-lo presidente da Comissão de Meio Ambiente para que ele possa seguir passando no Congresso as boiadas que a Polícia Federal não deixou que passasse no Executivo”. O Globo também destacou esse absurdo.

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.