Ecossistemas costeiros podem ajudar a mitigar impactos da elevação do mar no Brasil

7 de fevereiro de 2023
ecossistemas costeiros
Pixabay

A preservação das áreas costeiras naturais do Brasil poderá ser vital para protegê-las da elevação potencial do nível do mar nas próximas décadas. Essa é a conclusão de um novo estudo liderado por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicado recentemente na revista Ocean & Coastal Management.

Manguezais, restingas, recifes de corais e florestas costeiras são importantes para prevenir erosão costeira e inundações decorrentes de ressacas e tempestades no litoral. De acordo com a análise, pouco mais da metade (52%) da costa brasileira está sob risco “intermediário” ou “mais alto” de dano. Essa exposição pode aumentar para 81% caso as áreas costeiras naturais que resistem hoje sejam perdidas no futuro.

“A proteção costeira é uma contribuição que a natureza dá para as pessoas. No caso dos mangues e das florestas, ela é uma barreira física mesmo. No caso dos recifes de corais, também, porque eles diminuem a força das ondas e servem como um tipo de quebra-mar”, disse a’O Globo a pesquisadora da UFRJ Stella Manes, que liderou o estudo. “E essas áreas naturais também são uma contribuição biológica para a preservação da biodiversidade e outros serviços”.

A preservação dos ecossistemas litorâneos é um desafio para o Brasil. Isso porque apenas 10% dos cerca de 8,5 mil km de costa estão em áreas legalmente protegidas. Os pesquisadores defendem a criação de novas áreas costeiras com proteção legal, além da inclusão do meio ambiente litorâneo no planejamento de políticas climáticas para mitigação e adaptação.

Em tempo: Por falar em mar, o Estadão informou que o IBAMA vai apurar eventuais responsabilidades relativas ao afundamento do casco do porta-aviões São Paulo em uma área localizada a 350 km da costa brasileira, na altura de Pernambuco. A embarcação foi afundada pela Marinha, baseada em decisão judicial favorável, mas nenhuma das partes considerou os impactos ambientais dessa ação; afinal, o navio continha mais de 9 toneladas de amianto, além de outras substâncias tóxicas.

ClimaInfo, 8 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar