Governo Lula é pressionado para retirar do Congresso projeto que libera garimpo em Terras Indígenas

10 de fevereiro de 2023
mineração em Terras Indígenas
Bruno Kelly/HAY

Deputados do PSOL encaminham ofício ao Palácio do Planalto para pedir a retirada de tramitação no Congresso Nacional de um projeto de lei que regulariza a mineração e outros projetos comerciais em Terras Indígenas. A medida foi apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2020, sob críticas de especialistas e representantes indígenas.

O PL 191/2020 chegou a ter sua tramitação acelerada em março do ano passado, em uma jogada política do antigo governo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, mas a movimentação da sociedade e de parlamentares impediu que passasse em regime de urgência. Por fim, o PL entrou nas discussões sobre o novo Código de Mineração, o que inviabilizou sua votação sob a gestão de Bolsonaro.

Sob o regimento interno da Câmara, o autor de um projeto de lei pode requerer sua exclusão; assim, caberia ao próprio governo federal retirar o PL 191 da tramitação. A notícia é d’O Globo.

Em sua coluna no UOL, Chico Alves aborda o prejuízo do garimpo na Terra Yanomami. Cálculos do economista Pedro Gasparinetti, do Conservation Strategic Fund (CSF), que consideram o gasto com tratamento de doenças pelo SUS e a perda da qualidade de vida e produtividade decorrente de doenças causadas pelo garimpo, indicam um prejuízo estimado em cerca de R$ 3 bilhões.

“Há ainda outros custos que são resultado da política irresponsável do governo anterior. A falta de serviços essenciais, como assistência médica preventiva e controle de enfermidades, somada à degradação do meio ambiente desencadeou danos indiretos, como o surto de malária, o que culminou na desestabilização dos meios de produção desse Povo, causando desnutrição e mortes evitáveis da população Yanomami”, explicou Gasparinetti.

Em tempo: Com apoio de senadores governistas, o deputado federal Jhonatan de Jesus (RR), 39 anos, foi eleito ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na última 4ª feira (8/2) pelo Senado, cargo que ocupará até completar 75 anos. Ele é filho do senador Mecias de Jesus, parlamentar com histórico de defesa do garimpo. A escolha decepcionou representantes indígenas, que defendiam que o nome de Jhonatan fosse vetado enquanto não fossem apuradas eventuais responsabilidades dele e de seu clã político na crise humanitária vivida pelos Yanomami. Existem suspeitas de que indicados de Mecias de Jesus no Ministério da Saúde tenham desviado recursos destinados para a compra de medicamentos para indígenas. O Amazônia Real deu mais informações sobre essas suspeitas.

ClimaInfo, 9 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar