Phase out: fim do consumo de energia fóssil pode entrar na agenda da COP28

22 de fevereiro de 2023
phase out fóssil
Rickmaj

Motivo de tensão na última Conferência da ONU sobre o Clima, um possível compromisso dos países para gradualmente deixar de consumir combustíveis fósseis pode reaparecer na próxima COP28, programada para acontecer em novembro nos Emirados Árabes Unidos. A sinalização foi dada por um representante do país anfitrião durante a Conferência de Segurança de Munique, realizada na semana passada na Alemanha.

“Precisamos que o setor de petróleo e gás esteja conosco. Precisamos mudar a forma como eles estão fazendo negócios e precisamos descarbonizar o que eles estão fazendo. Precisamos, então, eliminar gradualmente o petróleo e o gás de maneira justa”, disse a ministra do meio ambiente dos EAU, Mariam bin Mohammed Almheiri, citada pelo Climate Home.

Na Conferência de Glasgow (COP26), em 2021, os países chegaram a sinalizar um compromisso com a redução gradual (phase out) do carvão, a 1a vez em que algo do tipo foi definido no âmbito das negociações climáticas da ONU. Entretanto, na Conferência de Sharm el-Sheikh (COP27), no ano passado, a pressão de países como Índia e China acabou derrubando essa sinalização na decisão final.

Certamente, a questão voltará à pauta das conversas em Dubai. A Reuters reportou que os países da União Europeia estão se preparando para endossar uma posição diplomática comum em defesa da eliminação global do consumo de combustíveis fósseis. A proposição dos europeus visa não apenas restaurar o compromisso anticarvão assumido em Glasgow, mas estendê-lo a todos os combustíveis fósseis.

“A UE promoverá sistematicamente e exigirá um movimento global em direção a um sistema de energia livre de combustíveis fósseis bem antes de 2050”, diz o documento preliminar obtido pela reportagem.

Em tempo: O Itamaraty confirmou na semana passada a indicação do ex-chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado como embaixador extraordinário do Brasil para mudança do clima. Figueiredo foi negociador-chefe do Brasil nas Conferências Climáticas da ONU entre o final dos anos 2000 e começo dos 2010, antes de assumir o comando do Ministério das Relações Exteriores no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A função já existiu entre 2007 e 2010, quando foi exercida pelo embaixador Sérgio Barbosa Serra. Agência Brasil, CNN Brasil, Folha, g1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram a indicação.

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar