Kerry se encontra com Marina e Alckmin e discute doação dos EUA ao Fundo Amazônia

John Kerry no Brasil
AFP/Vice-Presidência/Cadu Gomes

O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, se encontrou nesta 2ª feira (27/2) em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A possível doação financeira de Washington para o Fundo Amazônia foi um dos pontos abordados no encontro.

De acordo com Alckmin, o representante norte-americano se comprometeu a buscar recursos “vultosos” para o Fundo, sem definir uma cifra específica. “[Kerry] não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, mas como também em outras cooperações”, afirmou o vice-presidente.

Especula-se que a contribuição norte-americana ao Fundo Amazônia seja de US$ 50 milhões (pouco mais de R$ 260 milhões), valor considerado baixo pelo governo brasileiro. A expectativa era de que a visita de Kerry no Brasil permitisse mais clareza sobre o montante, o que não aconteceu (não ao menos, até aqui).

A conversa entre Kerry, Alckmin e Marina aconteceu pela manhã no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Na parte da tarde, o enviado norte-americano para o clima visitou o Ministério da Agricultura, onde conversou com o ministro Carlos Fávaro, e o Congresso Nacional, onde participou de audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A visita de Kerry a Brasília teve amplo destaque na imprensa, com matérias em Agência Brasil, CartaCapital, CNN Brasil, g1, Metrópoles, O Globo, Reuters e VEJA, entre outros.

Em tempo 1: O site POLITICO informou que Kerry deve se manter como principal negociador dos EUA para o clima pelo menos até a COP28, no final do ano. Uma das prioridades políticas do ex-secretário de Estado da gestão Obama é a retomada da cooperação bilateral com a China na questão climática, ainda fragilizada pelas tensões geopolíticas entre os dois países.

Em tempo 2: Já na Europa, a sinalização em torno do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ainda é de cautela, mesmo com os avanços recentes nas conversas entre os dois blocos. A Folha conversou com a eurodeputada alemã Anna Cavazzini, que acompanha o processo e ressaltou que uma eventual aprovação do acordo pelo Parlamento Europeu dependerá de compromissos mais rígidos com o meio ambiente por parte dos países sul-americanos. “Precisamos colocar a sustentabilidade e o combate ao desmatamento no centro do acordo, e só assim poderemos avançar”, disse.

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.