Kerry se encontra com Marina e Alckmin e discute doação dos EUA ao Fundo Amazônia

27 de fevereiro de 2023
John Kerry no Brasil
AFP/Vice-Presidência/Cadu Gomes

O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, se encontrou nesta 2ª feira (27/2) em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A possível doação financeira de Washington para o Fundo Amazônia foi um dos pontos abordados no encontro.

De acordo com Alckmin, o representante norte-americano se comprometeu a buscar recursos “vultosos” para o Fundo, sem definir uma cifra específica. “[Kerry] não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, mas como também em outras cooperações”, afirmou o vice-presidente.

Especula-se que a contribuição norte-americana ao Fundo Amazônia seja de US$ 50 milhões (pouco mais de R$ 260 milhões), valor considerado baixo pelo governo brasileiro. A expectativa era de que a visita de Kerry no Brasil permitisse mais clareza sobre o montante, o que não aconteceu (não ao menos, até aqui).

A conversa entre Kerry, Alckmin e Marina aconteceu pela manhã no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Na parte da tarde, o enviado norte-americano para o clima visitou o Ministério da Agricultura, onde conversou com o ministro Carlos Fávaro, e o Congresso Nacional, onde participou de audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A visita de Kerry a Brasília teve amplo destaque na imprensa, com matérias em Agência Brasil, CartaCapital, CNN Brasil, g1, Metrópoles, O Globo, Reuters e VEJA, entre outros.

Em tempo 1: O site POLITICO informou que Kerry deve se manter como principal negociador dos EUA para o clima pelo menos até a COP28, no final do ano. Uma das prioridades políticas do ex-secretário de Estado da gestão Obama é a retomada da cooperação bilateral com a China na questão climática, ainda fragilizada pelas tensões geopolíticas entre os dois países.

Em tempo 2: Já na Europa, a sinalização em torno do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ainda é de cautela, mesmo com os avanços recentes nas conversas entre os dois blocos. A Folha conversou com a eurodeputada alemã Anna Cavazzini, que acompanha o processo e ressaltou que uma eventual aprovação do acordo pelo Parlamento Europeu dependerá de compromissos mais rígidos com o meio ambiente por parte dos países sul-americanos. “Precisamos colocar a sustentabilidade e o combate ao desmatamento no centro do acordo, e só assim poderemos avançar”, disse.

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar