Meteorologistas confirmam fim do La Niña e projetam El Niño até o final do ano

El Niño 2023
AP Photo / Stew Milne

Cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos confirmaram que o fenômeno meteorológico La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico central, finalmente se encerrou em fevereiro. 

O quadro atual é neutro, mas a expectativa é de que o Pacífico se aproxime rapidamente do cenário inverso, com o aquecimento de suas águas tropicais – mais conhecido como El Niño. O consenso dos meteorologistas é de que as condições neutras permanecerão durante a primavera (outono no Hemisfério Sul). A expectativa é de que o El Niño dê as caras ainda em 2023: segundo a NOAA, as chances disso acontecer a partir do outono (primavera no sul) são de 60%.

Em geral, a ocorrência do La Niña intensifica a atividade dos furacões no Atlântico e a estiagem na porção ocidental da América do Norte ao mesmo tempo em que as chuvas no Sudeste brasileiro e na Amazônia ganham força. Em contraposição, o El Niño trará ondas de calor mais fortes no subcontinente indiano e tempo mais seco na Amazônia, especialmente no inverno – o que pode aumentar o risco de queimadas e de incêndios florestais nessa região.

Associated Press, NY Times, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram a notícia.

ClimaInfo, 10 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.