Apenas seis países registraram qualidade do ar segura à saúde em 2022, mostra levantamento

qualidade do ar saúde
REUTERS / Mohsin Raza

Austrália, Islândia, Estônia, Granada, Finlândia e Nova Zelândia foram os únicos países do planeta a atender às diretrizes de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, mostra um estudo da IQAir, fabricante de purificadores que mede a poluição atmosférica em 131 nações. Outros sete territórios, no Pacífico e no Caribe, como Guam e Porto Rico, ficaram dentro das normas. Ou seja: as populações de 90% dos países e territórios analisados respiraram, em 2022, um ar mais poluído que o recomendado pela OMS.

Chade, Iraque, Paquistão, Bahrein, Bangladesh, Burkina Faso, Kuwait e Índia foram os sete piores países em qualidade do ar no ano passado. Segundo o levantamento, todos excederam em muito as diretrizes da OMS, com poluição média do ar acima de 50 microgramas por metro cúbico. A entidade determina um limite de 5 microgramas por metro cúbico.

O estudo, feito anualmente pela IQAir, analisa especificamente o material particulado fino (PM2,5) – o menor poluente, mas também o mais perigoso. Quando inalado, o PM2,5 penetra no tecido pulmonar, onde pode entrar na corrente sanguínea. O composto é oriundo de fontes como a combustão de combustíveis fósseis, tempestades de poeira e incêndios florestais, e tem sido associado a vários problemas de saúde, incluindo asma, doenças cardíacas e outras doenças respiratórias, explica a CNN.

Quanto às cidades, Lahore, no Paquistão, subiu 10 posições em relação ao levantamento anterior e se tornou a cidade com a pior qualidade do ar do planeta em 2022, informam a Reuters e a Al Jazeera. O número impressiona: foram registrados 97,4 microgramas de partículas PM2.5 por metro cúbico no ano passado.O ranking das cidades com o ar mais poluído do planeta é formado ainda por Hotan – a única cidade da China no Top 20 – , Bhiwadi e Delhi, ambas na Índia, país que registrou piora na qualidade do ar entre 2021 e 2022, mostra o Financial Times. Aliás, o estudo aponta que a região Central e o sul da Ásia abrigam oito das dez cidades com a pior qualidade do ar de todo o planeta.

ClimaInfo, 15 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.