EUA e Japão anunciam acordo sobre minerais críticos para indústria de carros elétricos

EUA Japão veículos elétricos
Reuters

Os governos de Estados Unidos e Japão anunciaram nesta 3ª feira (28/3) um novo acordo para apoiar o desenvolvimento de cadeias críticas de suprimentos de minerais essenciais para a fabricação de carros elétricos. A medida é vista como estratégica para que a indústria automobilística norte-americana ganhe margem para competir com suas rivais na China no mercado de elétricos.

O pacto estabelece novos compromissos no âmbito do acordo comercial nipo-americano de 2019, bem como áreas para cooperação conjunta em relação às cadeias de fornecimento de minerais essenciais para baterias de carros elétricos. Entre os pontos do acordo, estão a não imposição de tarifas de exportação sobre esses minerais, a adoção de abordagens de economia circular na gestão desses recursos, além de apoiar o cumprimento da legislação trabalhista na indústria da mineração.

O entendimento com o Japão representa uma diversificação no fornecimento desses minerais. Atualmente, os EUA são altamente dependentes da China, que vem se consolidando como a principal rival da indústria norte-americana na transição verde global. A partir da Lei de Redução da Inflação (IRA), que estabeleceu o primeiro grande plano climático dos EUA, a ideia da Casa Branca é facilitar a importação de minerais de outros países, com isenção tarifária.

“O Japão é um dos nossos parceiros comerciais mais valiosos e este acordo nos permitirá aprofundar nosso relacionamento bilateral existente. Este é um momento propício, já que os EUA continuam trabalhando com nossos aliados e parceiros para fortalecer as cadeias de suprimentos de minerais essenciais, inclusive por meio da IRA”, destacou a representante da Casa Branca para o comércio, Katherine Tai.

O acordo entre EUA e Japão foi destacado por Bloomberg, Financial Times e Wall Street Journal, entre outros.

ClimaInfo, 30 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.