Ameaçada pelo calor extremo, Índia pode ter menos chuvas que o normal

Índia chuvas
AP

Prestes a conviver novamente com severas ondas de calor e com o aumento de suas emissões de gases de efeito estufa, devido ao crescimento da geração de energia elétrica à base de combustíveis fósseis, a Índia está agora sob a ameaça de ter menos chuvas do que o habitual para esta época do ano. De acordo com a Skymet, agência privada de previsão meteorológica, as precipitações de monção no país podem ficar “abaixo do normal” neste ano:  a próxima temporada pode trazer apenas 94% da chuva que a Índia costuma receber de junho a setembro.

A menor quantidade de chuvas será efeito do El Niño, que provoca um tempo mais seco na Ásia, segundo a Skymet. A probabilidade do El Niño está aumentando e sua probabilidade de se tornar uma categoria dominante durante a monção está crescendo. O retorno do El Niño pode pressagiar uma monção mais fraca”, disse Jatin Singh, diretor administrativo da Skymet, em comunicado.

A falta de chuvas pode prejudicar o vasto setor agrícola indiano e reduzir a produção das safras de verão. Quase metade das terras agrícolas do país, que não tem cobertura de irrigação, depende das chuvas anuais de junho a setembro para cultivar culturas como arroz, milho, cana, algodão e soja, destaca a Reuters. Assim, a redução das chuvas deve elevar os preços dos alimentos e pressionar ainda mais a inflação na terceira maior economia da Ásia, atrás apenas de China e Japão.

A Índia ainda sofre com efeitos das ondas de calor atormentadoras do ano passado, que reduziram sua produção de trigo e a forçaram a proibir exportações, lembra a Bloomberg. Neste ano, chuvas fora de época já prejudicaram a safra de trigo. A inflação dos alimentos continua elevada, sobrecarregando as finanças do governo e colocando as refeições fora do alcance de muitos indianos.

“Se a próxima safra também sofrer devido à falta de chuvas, o problema econômico aumentará. O impacto na produção de grãos alimentícios levará a preços mais altos. E se a Índia importar para atender ao déficit doméstico, as cotações internacionais também aumentarão”, explicou o professor de economia da Punjabi University Patiala, Lakhwinder Singh.

A ameaça de menos chuvas de monções na Índia também foi noticiada por CNBC, Business Today, India TV News, India Today e Economic Times.

ClimaInfo, 11 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.