Alemanha desativa últimas usinas nucleares em operação no país

11 de abril de 2023
Alemanha usina nuclear desativada
Reprodução vídeo EuroNews

A crise energética resultante da invasão da Ucrânia pela Rússia fez a Alemanha estender a operação de reatores nucleares que seriam desativados no final do ano passado. Agora, o país está a poucos dias de desligar suas últimas usinas termonucleares, mesmo com as incertezas que permanecem quanto à segurança do abastecimento de energia – e também a seu preço.

A decisão do governo alemão é uma aposta de que o país terá sucesso em sua transição verde sem energia nuclear, explica o Euronews. Enquanto muitos países dependem da fonte nuclear – inclusive a vizinha França, cujo lobby fez a UE ceder e admitir a energia nuclear como uma fonte “limpa” e que poderá ser usada para produzir hidrogênio –, a maior economia da Europa está virando a página, mesmo sob controvérsia.

Em 2002, a Alemanha decidiu implementar um programa para eliminar a geração nuclear no país. A desativação foi acelerada pela ex-chanceler Angela Merkel em 2011, após o desastre na usina de Fukushima, no Japão. O acidente mostrou que “mesmo num país de alta tecnologia como o Japão, os riscos associados à energia nuclear não podem ser controlados 100 por cento”, justificou Merkel.

Desde 2003, 16 usinas nucleares alemãs foram desativadas, informa o Sky News. As três últimas seriam desligadas até 31 de dezembro do ano passado, mas o governo do país decidiu adiar seu fechamento após a Rússia cortar o fornecimento de gás natural à Europa, provocando temores de uma crise de combustível no inverno. Mas, no próximo sábado (15/4), as operações das usinas de Emsland, Isar 2 e Neckarwestheim serão encerradas.

O setor nuclear respondeu por 30,8% da energia gerada na Alemanha em 1997 – a maior participação da fonte na matriz elétrica do país, de acordo com a AFP. Já no ano passado, a geração nuclear representou apenas 6% da matriz.  

Por outro lado, a parcela da geração de energia renovável na produção alemã passou de 25%, há 10 anos, para 46% em 2022.

ClimaInfo, 12 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar