Modelos climáticos alertam para possível “super El Niño” ainda em 2023

super El Niño 2023
Matt Jelonek/Getty

O escritório de meteorologia do governo da Austrália divulgou na última 3ª feira (11/4) uma nova projeção sobre o aquecimento das águas do Pacífico central e seus efeitos sobre o clima. Os meteorologistas alertaram que, em todos os sete modelos climáticos utilizados por agências na Europa, Japão e EUA, a previsão é de que as temperaturas da superfície do mar ultrapassem o limiar do fenômeno climático El Niño já em agosto, com 50% de chances que ele ocorra ainda em 2023.

Alguns modelos sugerem um cenário mais intenso até no final do ano, com um “Super El Niño” que pode puxar as temperaturas globais para altas significativas. Da última vez que tivemos um El Niño mais extremo, em 2016, todos os recordes históricos de calor global foram batidos, o que se mantém até hoje.

Como o Guardian explicou, em geral, o El Niño acontece a partir de um aquecimento de pelo menos 0,8oC na temperatura do Oceano Pacífico equatorial central. Já o El Niño extremo acontece quando esse aumento supera os 2oC em relação à média. A ocorrência de um novo fenômeno extremo (ou, ao menos, sua possibilidade) surpreende os meteorologistas, já que ele tende a ocorrer a cada 10 ou 15 anos.

“Os El Niños realmente grandes reverberam em todo o planeta com secas extremas, inundações, ondas de calor e tempestades. Se isso acontecer, precisaremos apertar o cinto”, alertou Mike McPhaden, pesquisador sênior da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos. “Mesmo que estejamos errados, devemos estar atentos e preparados de qualquer maneira”.

A Euronews também abordou a possibilidade do El Niño e os efeitos potenciais que ele pode acarretar no clima global.

Em tempo: A atribuição climática é uma das frentes de pesquisa mais desafiadoras da ciência do clima atual. A tarefa é extremamente complexa: determinar se e até que ponto a mudança climática causada pela humanidade está por trás de eventos extremos, como as fortes chuvas que atingiram diversos pontos do Brasil nos últimos meses. A Folha conversou com climatologistas que se dedicam a esse campo do saber e destacou um dos objetivos centrais desse tipo de pesquisa – alertar a sociedade e o poder público para a necessidade de adaptação climática nas comunidades e localidades mais vulneráveis.

ClimaInfo, 13 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.