EUA, Canadá, Índia e Bangladesh registram recordes de temperatura

recordes de temperatura
Sudipta Das/NurPhoto/Shutterstock

Falta pouco mais de dois meses para o verão no Hemisfério Norte, mas as mudanças climáticas vêm fazendo diversos países registrarem temperaturas acima da média para esta época do ano, incluindo alguns recordes. O calor excessivo foi registrado em cidades dos Estados Unidos, Canadá e Bangladesh.

A Índia vive uma nova onda de calor extremo que a leva ao limite da habitabilidade. A onda de calor já vem assolando os estados de Bengala Ocidental, Bihar e Andhra Pradesh e deve continuar na próxima semana. Temperaturas diurnas de 40°C foram registradas por vários dias consecutivos nessas regiões, cerca de 5°C acima da média sazonal, destaca o Guardian. O calor excessivo está ligado a um fluxo de ar noroeste, que também traz condições muito mais secas do que o normal. Pelo menos 11 pessoas morreram no domingo (16/4) após sofrerem de insolação em um evento ao ar livre nos arredores de Mumbai. Cerca de 50 pessoas foram hospitalizadas. O local registrou temperatura máxima de 38,4°C, o que, segundo a Reuters, é normal para esta época do ano.

O vizinho Bangladesh também sofre. De acordo com o Departamento Meteorológico do país, a capital, Dhaka, registrou 40,5°C no domingo – a mais alta temperatura registrada na cidade em 58 anos. O asfalto derreteu em várias ruas de Dhaka, informa o Siasat Daily.

Já no Canadá, a cidade de London, na província de Ontário, teve neste ano o seu mais quente dia 14 de abril em 140 anos. No meio da tarde de sexta, os termômetros marcaram 26,8°C. De acordo com Peter Kimbell, meteorologista do Environment Canada, em 14 de abril de 1883 a cidade atingiu 26,7°C, relata o Global News.

Várias cidades e regiões dos Estados Unidos estão no mesmo ritmo. A cidade de Nova York atingiu um pico de 32,2°C na quinta (13/4), quebrando um recorde de calor estabelecido na década de 1970 e com clima raramente visto na primavera, disseram meteorologistas ao New York Post. Na área central do estado de Nova York, o recorde de altas temperaturas foi batido por dois dias consecutivos, relata o Syracuse.com. Outro estado a bater recordes foi Connecticut, informa a NBC.

Em tempo: Globalmente, março de 2023 foi o segundo março mais quente nos 174 anos de registro da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O calor registrado no mês passado marcou o 529º mês consecutivo de temperaturas acima do normal em comparação com a média do século 20, segundo o Yahoo. No acumulado do ano (janeiro a março), a temperatura da superfície global foi a quarta mais quente já registrada. De acordo com a NOAA, é praticamente certo (>99,0%) que o ano de 2023 estará entre os 10 mais quentes já registrados e 96% de chance de estar entre os cinco primeiros, destaca o phys.org.

ClimaInfo, 18 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.