Petrobras ignora energia limpa e trabalha para colocar o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo 

24 de abril de 2023
Petrobras RNEST
Agência O Globo

E continuam as contradições entre as promessas da Petrobras de liderar a transição energética e a descarbonização do país e seus planos e ações para explorar petróleo na margem equatorial – a começar com um poço na Bacia da Foz do Amazonas. Apesar das críticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do IBAMA quanto à alta sensibilidade ambiental e à ausência de estudos aprofundados sobre os impactos da atividade petrolífera, a empresa mantém sua intenção de buscar combustíveis fósseis nessa região.

Os planos foram confirmados pela petroleira nessa segunda (24/4), em resposta a ofício do Ministério de Minas e Energia (MME), que solicitou informações para subsidiar a Casa Civil na elaboração do novo Programa de Aceleração do Crescimento. Segundo a Petrobras, foram incluídos projetos que “porventura” tenham impacto de imagem, reputação e de visão de futuro, tais como projetos exploratórios da margem equatorial ou de biorrefino, relata o Finance News.

Assim, contrariando a promessa de Lula de reduzir as emissões de CO2 usando a Petrobras para investir em energia renovável, a estatal se movimenta para explorar petróleo na margem equatorial, faixa litorânea no Norte e Nordeste que inclui o maior sistema de recifes do Brasil e o maior complexo de mangues do mundo, explica o UOL.

“A exploração de petróleo nessa região é incompatível com o compromisso reiterado por Lula de investir em transição energética. Tem mais discurso do que ações”, avaliou Enrico Marone, porta-voz dos oceanos do Greenpeace Brasil, que financiou a principal expedição para pesquisas na área.

Enquanto insiste na exploração da margem equatorial, a Petrobras decidiu adiar a entrada em operação de três sistemas de produção nas bacias de Santos e Campos, regiões já exploradas pela companhia. Os sistemas Búzios 7 e Integrado Parque das Baleias (IPB) passam de 2024 para 2025, enquanto Búzios 10 vai de 2026 para 2027, informam Valor, UOL e Terra. E no segmento de refino, a companhia anunciou a expansão da capacidade da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, de 115 mil barris por dia (bpd) para 130 mil bpd, relatam O Globo e Estadão.

A pressão para o aumento da produção de combustíveis fósseis não parte apenas da Petrobras. O MME tem engrossado o coro nesse sentido, usando um argumento desenvolvimentista. Assim, o ministro Alexandre Silveira disse à CNN que o governo estuda aumentar a exigência de conteúdo local em novas frentes de exploração e produção de petróleo. Tenta, assim, captar a indústria de bens e serviços na defesa da ideia.

Em tempo: O escândalo das joias “presenteadas” ao inominável pela Arábia Saudita esconde mais (más) intenções do que se imagina. Segundo Jamil Chade, do UOL, e a Agência Pública, o governo brasileiro discutiu a produção da Petrobras e a entrada na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com os árabes sob o pretexto de tratar de energias “limpas”. É o que mostra documentos obtidos pelos veículos e fontes no Itamaraty. A viagem encabeçada pelo ex-ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, em outubro de 2021, tinha como justificativa o lançamento da “Iniciativa Arábia Saudita Verde”. Mas, nos bastidores, tratou-se da produção de petróleo e do lobby dos sauditas para reforçar o cartel da OPEP. Foi a segunda vez que o convite para o Brasil se juntar ao grupo foi feito diretamente ao primeiro escalão do governo do inominável.

ClimaInfo, 25 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar