Agronegócio já avançou sobre 60% de Terra Indígena no Paraná, mostra estudo

agonegócio Paraná Terras Indígenas
Divulgação

Cercado por grandes plantações de soja e de milho – algumas delas a apenas dois metros de suas casas –, o Povo Avá-Guarani, da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, no oeste do Paraná, não consegue desenvolver suas atividades tradicionais de subsistência. Os animais que criam são mortos pelos agrotóxicos aplicados nesses cultivos. Sem ter o que comer, muitas famílias indígenas só conseguem sobreviver dos restos de alimentos que recolhem em um lixão da cidade de Guaíra.

A trágica cena ilustra um efeito da falta de demarcação de territórios indígenas. Sem esse direito garantido, os Avá-Guarani estão vendo 60% da terra que reivindicam ser dominada pelo agronegócio. É o que mostra um estudo realizado pela Comissão Guarani Yvyrupa, que reúne comunidades Guarani de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, relata a colunista Mônica Bergamo, da Folha.

Segundo o levantamento, os indígenas dispõem de apenas 1,13% da TI Tekoha Guasu Guavirá. Com 24 mil hectares nos municípios de Guaíra, Terra Roxa e Altônia, o território foi reconhecido em 2018 pela FUNAI, mas o processo foi anulado sob o governo do inominável. Na última semana, a FUNAI reverteu a anulação, mas o processo de demarcação segue suspenso por decisões liminares da Justiça Federal.

“São frequentes os momentos em que famílias Avá-Guarani passam fome ou estão na iminência de situações de fome”, diz o estudo. “Importa perguntar, afinal, por que há famílias passando fome em uma região onde predomina o moderno agronegócio, este que promete alimentar o mundo”, segue.

Não bastasse a soja e o milho, a TI Tekoha Guasu Guavirá agora é ameaçada por outro cultivo: o eucalipto. A monocultura estaria ocupando 680 hectares do território. É um avanço considerado expressivo em relação a 2010, quando esse tipo de plantação ainda não havia adentrado os limites do território de forma significativa, informa o Valor.

Se a demarcação é uma necessidade do presente – e urgente –, é preciso também prestar contas com o passado. Assim, indígenas defendem a criação da Comissão Nacional Indígena da Verdade, conta a Agência Pública, para expor o que sofreram durante a ditadura. Em 2014, analisando apenas dez povos, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) apontou que ao menos 8.350 indígenas foram mortos no período, e sugeriu que essas violações fossem melhor apuradas por uma nova comissão. No ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) expediu nota técnica defendendo a instauração dessa nova instância.

“Nós, indígenas, conhecemos o nosso passado justamente para saber aonde a gente quer chegar. Mas muitas vezes os fatos são tão invisibilizados, não é que são invisíveis, mas são invisibilizados propositalmente para que a gente não consiga requerer no futuro o que a Comissão [Nacional da Verdade] recomenda. Tanto o reconhecimento histórico dessa violação de direitos mas também o que mais as pessoas temem, que é a reparação, inclusive com indenizações”, afirmou a presidenta da FUNAI, Joênia Wapichana.

Em tempo: Indígenas do Povo Xokleng são alvo de ameaças de morte, agressões físicas e verbais e racismo em Rio do Oeste, cidade na região sudeste de Santa Catarina. E as ameaças são inflamadas pela prefeitura e outras autoridades do município, mostram documentos do Ministério Público Federal (MPF) e da FUNAI aos quais a Agência Pública teve acesso. Desde 22 de fevereiro, os indígenas estavam acampados no Parque Municipal Gruta do Tigre, área de menos de 1 hectare de remanescente de Mata Atlântica nos arredores da cidade com sítios arqueológicos onde foram encontradas ossadas do povo Xokleng. Eles contestam a exposição das ossadas de seus ancestrais como ponto turístico e reivindicam a criação de uma aldeia no local. O acampamento, porém, foi encerrado na terça (25/4) com a determinação de reintegração de posse pela 1ª Vara da Justiça Federal de Rio do Sul em favor da prefeitura de Rio do Oeste. A operação foi realizada pelas polícias Federal e Militar, acompanhadas pela FUNAI, que pediu a suspensão da reintegração de posse. Segundo o recurso da FUNAI à Justiça, a comunidade indígena viveu um “clima de terror” durante os dois meses em que os cerca de 25 indígenas passaram acampados.

ClimaInfo, 28 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.