China endurece regras para emissões de veículos e força montadoras a limpar seus estoques

10 de maio de 2023
China emissões de veículos
REUTERS/Thomas Peter

O governo da China confirmou nesta 3ª feira (9/5) que implementará a partir de julho novos padrões para emissões de poluentes e gases de efeito estufa para sua frota de automóveis. A medida atinge em cheio as montadoras do país, que se esforçam para vender unidades dos modelos que não se encaixam nas novas regras antes que elas passem a vigorar.

De acordo com a Reuters, a China proibirá as produção, importação e venda de veículos que não cumpram os padrões nacionais de emissão VI B, que incluem requisitos mais rígidos sobre poluentes, incluindo monóxido de carbono de veículos a gás e a gasolina. O governo também exigirá a realização de testes de real-driving emission (RDE) dos veículos durante a condução na estrada.

Grupos industriais chineses pediram a Pequim o adiamento da aplicação das regras até janeiro de 2024 para permitir que os estoques sejam esvaziados. Estima-se que mais de dois milhões de veículos não conformes às novas regras estejam nos pátios das montadoras chinesas. A Bloomberg também deu a notícia.

Enquanto isso, o mercado de carros elétricos na China passa por um período de instabilidade. Por conta da redução na demanda e de cortes nos subsídios governamentais, as montadoras adotaram uma estratégia agressiva de redução dos preços ao consumidor, com o propósito de atrair mais clientes. Ao mesmo tempo, a entrada das grandes montadoras internacionais no mercado chinês também traz preocupação às empresas chinesas, que enxergam uma margem cada vez mais diminuta para competir com essas gigantes. A Nikkei deu mais informações.Por falar em montadoras internacionais na China, o Financial Times abordou como a alemã Volkswagen está se desdobrando para manter sua posição no mercado chinês, responsável por metade de seus lucros anuais. Na disputa pelo mercado de elétricos, a empresa já amarga uma constrangedora 9ª posição (2%), bem atrás da líder chinesa BYD (40%) e da norte-americana Tesla (10%).

ClimaInfo, 11 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar