Biden ataca emissões da geração elétrica a carvão, mas alivia o gás fóssil

Biden anti carvão
Luke Sharrett / Bloomberg

Vamos limpar, mas nem tanto. E devagar. O governo Biden propôs regras para forçar as termelétricas a carvão dos Estados Unidos a praticamente zerar suas emissões. A medida também vale para  as maiores unidades a gás fóssil, mas, de acordo com a proposta da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) divulgada na quinta-feira (11/5), os limites se aplicariam a menos de um quinto da capacidade de geração a gás do país, destaca a Bloomberg. As termelétricas respondem hoje por cerca de um terço das emissões de gases de efeito estufa dos EUA.

As concessionárias terão tempo para cumprir muitos dos requisitos sem colocar em risco o abastecimento de energia do país. Algumas usinas a carvão poderão operar até o final da próxima década, desde que troquem o combustível por gás fóssil de queima mais limpa, explica a Bloomberg. E as grandes termelétricas a gás terão até 2038 para substituir o combustível fóssil por hidrogênio.

A proposta do governo estadunidense estabelece padrões que levariam as empresas de energia a instalar equipamentos de captura de carbono (CCS) – como já exaustivamente dito, uma tecnologia ainda em teste e sem eficácia comprovada. Ou então, explica a Reuters, usar hidrogênio de emissões superbaixas como combustível, algo também inovador.

Segundo a EPA, o plano reduziria as emissões de carbono de usinas a carvão e novas usinas a gás em 617 milhões de toneladas entre 2028 e 2042. Seria o equivalente a reduzir as emissões anuais de 137 milhões de veículos de passageiros.

“Hoje estamos propondo novos padrões de tecnologia que reduzirão significativamente as emissões de gases de efeito estufa de usinas de energia de combustíveis fósseis, protegendo a saúde e protegendo nosso planeta”, disse o administrador da EPA, Michael Regan.

A proposta, que levou mais de 18 meses para ser elaborada, reflete as restrições impostas à agência ambiental dos EUA pela Suprema Corte do país, pontua o Climate Change News. O tribunal determinou no ano passado que a EPA não pode impor uma mudança em todo o sistema de combustíveis fósseis para energia renovável, mas pode regular as emissões de usinas, estabelecendo tecnologias aplicadas localmente.

A nova proposta do governo estadunidense para as emissões de termelétricas foi destaque também nos Guardian, CBS, Politico, AP, Washington Post, Financial Times, phys.org, Vox, New York Times, Wall Street Journal e Daily Mail.

ClimaInfo, 12 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.