Estiagem prenuncia tensões por recursos hídricos na Europa

estiagem Europa
AP Photo / Alvaro Barrientos

Os modelos climáticos apontavam para um risco significativo de seca na Europa, decorrente da mudança do clima causada pelas emissões antropogênicas de gases de efeito estufa, a partir de meados da década de 2040. Porém, como a Bloomberg assinalou, o “futuro seco” chegou antes do esperado no continente europeu.

A Espanha é um retrato didático do que o clima mais seco pode causar nos países europeus. A primeira questão está no uso da pouca água disponível: em um contexto de restrições cada vez maiores, a primazia pelo acesso aos recursos hídricos se transforma em cabo-de-guerra entre os diferentes setores econômicos que dependem deles para produzir.

No ano passado, uma forte seca na Europa Ocidental derrubou o nível de rios como o Reno, no oeste da Alemanha, para os piores de sua história, prejudicando não apenas o fornecimento de água, mas também a navegabilidade de sua hidrovia. Na França, o governo teve de restringir o uso da água dos rios para diversos fins e viabilizar sua utilização como resfriador das usinas nucleares do país, no auge das preocupações com os efeitos da guerra na Ucrânia na segurança energética.

Agora, a falta de chuvas volta a causar problemas na Península Ibérica. A Espanha aprovou um pacote sem precedentes de 2,2 bilhões de euros para ajudar agricultores e consumidores a lidar com os efeitos da estiagem. As medidas incluem uma ajuda de 1,4 bilhão de euros para aumentar a disponibilidade de água nas comunidades mais afetadas, além de 784 milhões para auxiliar os agricultores a manter sua produção e evitar a escassez de alimentos. AFP, Associated Press, Bloomberg, Guardian e POLITICO deram mais informações.

Já a Reuters destacou a situação em Portugal. As autoridades do país solicitaram formalmente a ajuda da União Europeia para lidar com os reflexos do clima seco no setor agrícola. Cerca de 90% do território continental lusitano sofre com a estiagem, sendo que pelo menos 1/5 desta área experimenta uma seca severa. As regiões nordeste e sul foram particularmente atingidas e as condições de tempo seco devem continuar verão adentro.

Por fim, a Euronews abordou os efeitos da seca nos Pirineus, na fronteira entre Espanha e França. A região costeira dos Pirineus Orientais franceses declarou situação de crise em virtude da seca nesta semana. “Estamos realmente em um cenário completamente sem precedentes, pois estamos observando níveis que deveríamos observar em julho ou agosto”, explicou o hidrogeólogo Hichem Tachrift.

ClimaInfo, 12 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.