Mundo pode bater recorde de calor e superar 1,5°C no aumento da temperatura até 2027

recorde de calor global
AP Photo/Peter Dejong

Uma análise divulgada nesta 4ª feira (17/5) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontou que a elevação das temperaturas globais provavelmente superará a marca de 1,5oC em relação aos níveis pré-industriais nos próximos anos. O dado é importante, já que a meta mais ambiciosa para limitar o aquecimento global até 2100 sob o Acordo de Paris é exatamente 1,5oC.

De acordo com a OMM, há uma probabilidade de 66% de que a temperatura global média anual próxima à superfície passe a fatídica marca de 1,5oC acima dos níveis pré-industriais antes de 2027. Há 98% de chance de que pelo menos um dos próximos cinco anos, e que este período todo seja o mais quente já registrado.

O documento ressalta que essa constatação não inviabiliza a meta de 1,5oC, mas alerta para o risco crescente de que isso aconteça em algum momento na próxima década. “A OMM está soando o alarme de que iremos ultrapassar temporariamente o nível de 1,5oC com frequência cada vez maior”, assinalou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

A análise da OMM indica que há apenas 32% de probabilidade de que a temperatura média dos próximos cinco anos exceda o limite de 1,5oC.

“Espera-se que o aquecimento do El Niño se desenvolva nos próximos meses e isso se combinará com a mudança climática induzida pela humanidade para empurrar as temperaturas globais para um território desconhecido”, disse Taalas. “Isso gerará impactos de longo alcance sobre a saúde, a segurança alimentar, a gestão da água e ao meio ambiente”.

Os dados da OMM tiveram ampla repercussão na imprensa, com manchetes no Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo e UOL, além de veículos internacionais como Associated Press, BBC, Bloomberg, Financial Times, Guardian, Reuters e Wall Street Journal.

ClimaInfo, 18 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.