Avanços na geração renovável derrubam preços da energia na Europa

Europa fontes renováveis
Igor Tkachenko/EPA

Na última semana, vários países europeus viram os preços da eletricidade no mercado atacadista de energia caírem para valores negativos.

Preços negativos geralmente ocorrem quando há excesso de oferta de eletricidade. Nesses casos, produtores podem oferecer preços negativos para incentivar os consumidores atacadistas a retirar o excesso de eletricidade da rede e evitar a sobrecarga do sistema, explica o Guardian.

A grande quantidade de energia gerada por fontes renováveis se deveu a uma área de alta pressão que dominou grande parte do centro e do noroeste da Europa, estimulando a geração solar em toda a área. Por isso, a Alemanha registrou um novo recorde de produção solar no sábado (27/5), informa a Bloomberg, com pico de 40.919 megawatts, segundo dados da European Energy Exchange AG.

Enquanto isso, a Finlândia registrou excesso de oferta de energia hidrelétrica. A megageração se deveu ao derretimento excessivo da água na primavera.

Não deixa de ser surpreendente que a Ucrânia tenha instalado mais turbinas eólicas terrestres do que a Inglaterra desde que foi invadida pela Rússia – apesar da promessa do governo do Reino Unido de relaxar as restrições aos parques eólicos onshore.  Apenas duas turbinas eólicas terrestres foram instaladas na Inglaterra desde fevereiro de 2022, quando começou a guerra, gerando 1 megawatt (MW) na vila de Keele, em Staffordshire. Já a usina eólica Tyligulska, na Ucrânia – a primeira a ser construída em uma zona de conflito – começou a gerar energia suficiente para abastecer cerca de 200.000 residências a apenas 60 milhas da linha de frente na região sul de Mykolaiv, com 19 turbinas e uma capacidade instalada de 114 MW, informa o Guardian.

A energia renovável tem sido também uma solução para os ucranianos diante dos ataques russos à sua infraestrutura de energia, destaca o Washington Post.  Painéis solares que haviam sido instalados em regiões do país como medida ambiental agora são a garantia de fornecimento elétrico.

ClimaInfo, 30 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.