Estudo: energias renováveis precisam crescer cinco vezes mais rápido para limitar aquecimento em 1,5ºC

energias renováveis
Pixabay

Para o mundo conseguir conter o aumento da temperatura média global em 1,5oC neste século sem precisar da sorte, o caminho está nas energias renováveis. Essa é a conclusão de um novo estudo lançado nesta 4ª feira (14/6) em Bonn, na Alemanha, durante a sessão dos órgãos subsidiários da UNFCCC.

Segundo o estudo do Climate Analytics, o caminho para isso está no aumento dos investimentos na geração renovável na próxima década, a um ritmo ao menos cinco vezes maior em relação àquele registrado atualmente. Assim, o mundo atingiria uma taxa de crescimento da geração renovável de 1,5 TW anual até 2030, reduzindo o uso de combustíveis fósseis em 40% até o final da década. Se isso se confirmar, a capacidade somada da geração eólica e solar saltaria dos 2 TW atuais para cerca de 10 TW nesse período.

Assim, a humanidade conseguiria ter a energia necessária, substituir as fontes fósseis, reduzindo, assim, emissões sem precisar da remoção artificial do carbono da atmosfera por meio das tecnologias de captura e armazenamento (CCS) – que hoje estão muito distantes de serem economicamente viáveis na escala necessária para fazer a diferença.

A análise estabelece “marcos” para orientar novos investimentos na geração renovável, como a expansão rápida das fontes eólica e solar para 70% do mix global de energia. Isso permitiria reduzir as emissões de carbono em 8% ao ano, cortando as emissões globais pela metade até 2030.

“Sabemos que as energias eólica e solar podem escalar rapidamente e ficar mais baratas que os combustíveis fósseis. Nossa análise mostra que essas fontes fazem grande parte do trabalho pesado tão urgentemente necessário nesta década, então vamos acelerar a sua adoção”, argumentou Neil Grant, analista de energia e clima da Climate Analytics e um dos autores do estudo. 

A Reuters destacou os principais pontos da análise.

ClimaInfo, 15 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.